Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente fazem turnê pelo Brasil

1182

A Mostra Brasil Sonora apresenta Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente (BA), no Teatro Sesc-Senac Pelourinho, Salvador-BA, dia 29/07, as 19:30h, com entrada franca.

Esta será uma das inúmeras apresentações que fazem parte da turnê das Cantadeiras do Sisal e dos Aboiadores de Valente que está ocorrendo em diversas cidades do Brasil. A turnê é uma realização do Sesc através do Projeto Sonora Brasil e tem apoio local da Fundação APAEB.

A cidade de Valente está situada no nordeste da Bahia, a 240 quilômetros de Salvador, na principal região produtora de sisal do país, planta que é transformada, principalmente, em fibras e cordas, mas também em tapetes e outros produtos. Na região também se concentram fazendas dedicadas à agropecuária bovina e caprina, o que justifica a presença de aboiadores.

As cantadeiras do sisal são mulheres que trabalharam por muito tempo nas várias etapas de produção da fibra, desde o plantio até a fabricação dos produtos derivados, e que hoje são artesãs, ofício que aprenderam a partir de projetos desenvolvidos na região com o objetivo de criar alternativas de trabalho para as mulheres que desenvolviam atividades pesadas e mal remuneradas no ciclo de produção do sisal.

Ailton Aboiador e Ailton Jr., pai e filho, são aboiadores reconhecidos na região. O pai trabalhou por muitos anos na lida com o gado, transportando boiadas pelos campos do semiárido baiano. O aboio “pé duro” foi sua ferramenta de trabalho e as toadas foram sua companhia das horas de descanso no campo. O filho, desde criança acompanhava seu pai na lida com o gado e já na adolescência formava dupla cantando aboios e toadas.

O repertório das cantadeiras, é formado por cantigas conhecidas desde a infância e outras de uma memória mais recente que tratam de questões cotidianas e fazem alusão a particularidades da produção sisaleira. O grupo é formado por Izabel, Alda, Ivamarcia, Carminha, Marisvalda e Cássia.

 

Informações e imagem: sescbahia.com.br