Juventude debate sobre enfrentamento aos preconceitos social, racial e de gênero

Através da iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Valente – SINTRAF Valente, com apoio da Fundação APAEB e outras entidades da sociedade civil, aconteceu no último sábado (25/11), o Seminário Juventude e Consciência Negra. Este ano, o evento trouxe como tema “É Urgente Erradicar o Preconceito Social, Racial e de Gênero” e reuniu cerca de 60 jovens de comunidades rurais e urbanas do município.

Durante o evento houve um bate-papo com Saulo Cardoso, Coordenador Executivo do Centro de Promoção da Educação, da Cultura e da Cidadania – CPECC de Conceição do Coité, que tratou sobre as raízes históricas do preconceito racial no Brasil entre outras abordagens ligadas ao tema. Também houve um bate-papo com Ana Naara Silva, Comunicóloga da Fundação APAEB e Coordenadora da Sala Futura Valente falando sobre o Enfrentamento ao Extermínio da Juventude Negra a partir da série e guia Diz Aí, produzida pelo Canal Futura. Na oportunidade houve um importante debate sobre os fatores que influenciam a perpetuação do racismo e sobre o que pode ser feito para enfrenta-lo. Na oportunidade, os membros do Coletivo de Audiovisual da Sala Futura Valente, Rafael Carmo e Mailane Costa apresentaram e falaram da produção audiovisual resultante da formação sobre Enfrentamento ao Extermínio da Juventude Negra, promovida este ano na Sala Futura Valente.

A programação contou com a apresentação do grupo de teatro do Projeto Prevenção das Drogas no Meio Rural, executado pelo SINTRAF Valente, que chamou atenção e provocou grande admiração de todos os presentes.

Em sequência, os jovens e adolescentes se reuniram em grupos onde dialogaram e traçaram encaminhamentos relacionados ao Enfrentamento do Preconceito Social, Racial e de Gênero, que servirão de base para formatação de novas ações pelo Coletivo de Jovens do SINTRAF Valente e seus parceiros.