Casa da Cultura de Valente tem Festival de Cultura Online voltado para Sustentabilidade do Planeta

Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, a Fundação APAEB realizou na última sexta-feira (30/10) o terceiro e último Festival de Cultura do Projeto Cultura Ativa no Sisal (CultAS). Nesta edição o tema foi “Saber Cuidar: Humanidade e Compaixão com a Terra”. O Projeto é uma iniciativa da Fundação APAEB com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Apresentação da Oficina de Teatro

O Festival teve formato online e foi transmitido pelo canal do Youtube da Casa da Cultura de Valente. De forma artística, oficineiros e alunos do Projeto elaboraram e apresentaram produções que refletiam sobre a crise ambiental provocada pela ação humana no planeta Terra e sobre a necessidade de olharmos com compaixão a natureza na perspectiva da sustentabilidade. “Todo o cerimonial do Festival e os produtos apresentados pelas oficinas traziam subtemas relacionados à questão ambiental fundamentados na Carta da Terra”, sinalizou a coordenadora do Projeto, Virgínia Araújo.

Apresentação da Oficina de Capoeira

Na programação foram expostas produções resultantes dos trabalhos realizados nas oficinas de contação de histórias, audiovisual, capoeira, dança e música. Também ocorreram shows musicais com Jarbas do Acordeon, Arlece Freire e Joey.

Show musical com o forrozeiro Jarbas do Acordeon

Na oportunidade, Macerval Araujo, diretor geral da Fundação APAEB, falou sobre o novo formato adotado para realização das ações do CultAS, ao passo que também destacou a importância do Projeto para a melhoria da infraestrutura da Casa da Cultura de Valente e do impacto do Projeto para a economia local. “O formato online é a opção que a Casa da Cultura e diversas instituições estão encontrando para dar continuidade aos calendários culturais. Por isso, neste semestre, nossas oficinas e demais eventos como este Festival seguiram esta modalidade”, expressou o diretor.

Interação do público através do chat durante a Live

A internet, as tecnologias digitais são aliadas da cultura, facilitando a conexão entre os artistas, as artes e seus públicos. Os canais virtuais acabam atraindo platéias/espectadores que inclusive nunca estiveram no espaço físico ou que estão em locais distantes, mas podem prestigiar e interagir com o evento à distância. Durante a realização da Live do III Festival de Cultura do Projeto CultAS foram diversas as manifestações do público, tais como esse comentário no chat feito durante a live por Paulo Ribeiro​: “A região do sisal tem uma diversidade cultural imensa. Valorizar esse patrimônio cultural é de extrema importância. A Fundação APAEB vem cumprindo esse papel com maestria”.

Apresentação da Oficina de Dança

Quem não pode acompanhar ao vivo a Live do III Festival de Cultura do Projeto CultAS é só clicar neste link e conferir.