Visita da Unisol BA gera novas possibilidades de desenvolvimento para empreendimentos solidários do Sisal

Durante os dias 23 e 24 de fevereiro, representantes da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários da Bahia (Unisol BA) estiveram no Território do Sisal para conhecer de perto alguns empreendimentos que fazem parte da Rede Ponto Nosso. O objetivo da visita foi conhecer e analisar formas de apoiar o desenvolvimento destes empreendimentos. As visitas ocorreram nos municípios de Valente, Queimadas e Itiúba.

A Fundação APAEB, juntamente com a Rede Ponto Nosso, que são entidades filiadas à base Unisol BA, demandaram este apoio para construção de uma pauta de ações estratégicas para o fortalecimento destas iniciativas encabeçadas, em sua maioria, por mulheres agricultoras, em diversas comunidades assistidas pela Fundação APAEB.

Para Anne Sena, presidenta da Unisol Bahia, a Economia Solidária se mistura com a Economia Feminista. “Através do estímulo ao empoderamento das mulheres, o fortalecimento dos grupos produtivos traz também para nós a luta da inserção socioeconômica de gênero, sustentabilidade e organização das famílias, contribuindo na autonomia comunitária”, afirma nossa presidenta. A Rede Ponto Nosso possui atualmente 21 empreendimentos filiados. No próximo dia 01 de março a Rede reabrirá sua loja em Valente, fechada há mais de um ano em decorrência da pandemia. “Acreditamos que esta visita gere frutos valiosos para a consolidação das plataformas de comercialização da Rede Ponto Nosso, possibilitando a ampliação e qualificação do processo produtivo dos empreendimentos que compõem esta Rede” avaliou Virgínia Araújo, gestora de projetos da Fundação APAEB.