Oficinas gratuitas de música fazem a diferença na vida de crianças e jovens de Valente

A música é uma forma de expressão artística e cultural que traz inúmeros benefícios, desde a inclusão social, desenvolvimento físico e intelectual, além de servir como terapia. Frente a estes inúmeros benefícios, A Fundação APAEB oferta gratuitamente a comunidade oficinas de música, através do Projeto Cultura Ativa no Sisal – CultAS.

Em encontros semanais, os participantes das oficinas, que em sua maioria são de crianças e jovens, tem a oportunidade de experimentar e desenvolver a habilidade de tocar instrumentos como violão, sanfona e bateria.

Aulas de violão – Projeto CultAS

Os adolescentes e jovens que participam das oficinas de violão podem levar os violões do Projeto para casa. Assim eles tem a oportunidade de sentir melhor como é a afinidade com o instrumento e praticarem as atividades propostas pelos facilitadores nas aulas. Nas oficinas de bateria, os alunos tem contato com outros instrumentos percussivos como o pandeiro e o cajón.

Aulas de bateria – Projeto CultAS

Para Valmirete Souza, mãe do jovem Anthony Souza, que faz aulas de bateria, o Projeto CultAS foi uma grande oportunidade para seu filho. “Era um sonho dele tocar bateria, mas o preço das aulas particulares ficavam fora do meu orçamento e ter estas oficinas gratuitas foi uma grande oportunidade. O Anthony é tímido, mas eu vejo o engajamento dele e o esforço para poder vir. Como mãe eu já projeto coisas boas, pois vejo a alegria dele e isso é minha alegria também”, relatou Valmirete.

O CultAS é uma iniciativa da Fundação Apaeb contemplado pelo Edital de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais 2017 com apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura.