Projeto CultAS promove alegria com o Roteiro do Samba

O Projeto Cultura Ativa no Sisal (CultAS) realizado pela Fundação APAEB em parceria com o Governo do Estado da Bahia, tem se destacado ao levar a alegria da cultura popular para diversas comunidades por meio do Roteiro do Samba. Esta iniciativa tem sido fundamental para fortalecer o samba de roda e o reisado, valorizar a memória afetiva e estimular a identidade cultural e a alegria do povo do sisal.

Na sua quarta edição de renovação, o Projeto CultAS estabeleceu a meta de realizar o Roteiro do Samba com 12 eventos culturais em diversas comunidades do município de Valente e região, incluindo localidades como Ichu, Varginha, Feira do Pau, Curralinho, Lagoa Redonda, Peixe, Papagaio, Itareru, Capoeira, Limoeiro, entre outras.

A roda formada durante o Samba de Roda é o epicentro desse movimento cultural. Os “sambadores” e as “sambadeiras” formam um círculo, criando um espaço sagrado que estabelece uma conexão de movimento entre o ritmo e a dança.

O Sambador Abevaldo da Cruz Carneiro, da comunidade de Ouro Verde em São Domingos, disse se sentir privilegiado e orgulhoso de ver como tem crescido a participação do público no samba de roda.

“A gente se sente cheio de privilégio, porque é uma das coisas que estavam acabando em nossa região. Quando começamos era pouca gente que dançava em samba de roda, hoje você vê crianças, de grande a pequeno. Todo mundo dança junto e igual, então a gente se sente orgulhoso”, destacou.

A percussão feita pelos sambadores desempenha um papel vital nesse contexto. O cavaquinho, o pandeiro e outros instrumentos, inclusive construídos pelos próprios sambadores criam a base rítmica. Os versos, entoados em um estilo de chamada e resposta, proporcionam uma dinâmica única, permitindo que os participantes expressem sua criatividade e interajam uns com os outros.

“Essa é uma cultura popular livre, linda, que ativa o bem estar de qualquer ser humano. Uma cultura em que a comunidade participa. Eu achei importante a realização do samba aqui, pois tivemos um encontro com a própria comunidade, tivemos uma participação em massa dos moradores, a solidariedade entre todos, a alegria de todos”, manifestou Valmirete Souza, moradora e liderança da comunidade de Varginha, uma das localidades contempladas.

O Roteiro do Samba uma ação do Projeto Cultura Ativa no Sisal (Cultas), realizado pela Fundação Apaeb, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.