Espaços

• Escritório-Sede

No Escritório-Sede da Fundação APAEB ficam localizados o Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural, a Assessoria de Comunicação, a Gestão e a Diretoria da entidade.

• Localização

Rua Duque de Caxias, 78-A, Centro – Valente-BA.

• Casa da Cultura

A Casa da Cultura é um dos mais estruturados espaços culturais da região. Foi construída com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e da Associação APAEB, com apoio da comunidade através de mutirões.

A ideia da construção da Casa surgiu da necessidade de um espaço cultural onde os artistas e grupos culturais da região pudessem mostrar seus trabalhos, a exemplo do cordel, da música, do samba de roda e do teatro.

A edificação do espaço da Casa da Cultura durou 02 anos. Sua inauguração ocorreu em outubro de 2004.

• Estrutura

A Casa da Cultura conta com as seguintes instalações:

• Hall de Exposições;
  • Auditório com capacidade para 330 pessoas sentadas;
  • Sala Futura;
  • Sala de Leitura;
  • Telecentro;
  • Sala de Música;
  • Ampla área externa.
  • Localização

Rua José Linhares, Nº 170, Centro, Valente-BA.

Contatos: (75) 3263-2730/ casadacultura@fundacaoapaeb.org.br

• Viveiro de Mudas – O Caatingueiro

O Viveiro de Mudas O Caatingueiro tem o objetivo de facilitar práticas agroecológicas e de convivência com o semiárido através da produção e distribuição e comercialização de mudas nativas e adaptadas ao semiárido, para viabilizar o processo de recomposição da caatinga (recaatingamento), formação de banco de proteínas para alimentação animal e de frutíferas para consumo humano, favorecendo a segurança alimentar.

• Doação

Para conseguir mudas de plantas do Viveiro de Mudas O Caatingueiro através de doação, é necessário ir até o setor administrativo da Fundação APAEB, localizado no seu escritório-sede onde será emitida uma autorização. Cada pessoa pode receber até 03 mudas por ano.

Comercialização

Para adquirir mudas de plantas através de compra, é necessário entrar em contato com o setor administrativo da Fundação APAEB através do telefone (75) 3263-2730 ou ir até o escritório-sede da entidade.

• Algumas espécies de mudas disponíveis

Nativas: angico, araticum, aroeira, barriguda, castanha do pará, ipê roxo, ipê amarelo, maravilha, mulungú, oití, palmeira, palmeira aqueiro,  pau ferro e quixabeira;

Adaptáveis: algaroba, gliricídia, caleandra, leucena, moringa branca, moringa, uva marinha, nim, maçaranduba, tamboril, jabuticaba, sansão do campo;

Frutírefas: abacate, acerola, cajazeira, cajueiro, cajui, goiabeira, graviola, jamelão, mangaba, manga, maracujá, pimenta, pinha, pitanga de quintal, pitanga do mato, romã, tamarindo, umbuzeiro.

Rodovia Luís Eduardo Magalhães, 78 – Petrolina, Valente – BA

• CAIS

O Centro de Aprendizagem e Intercâmbio de Saberes Lúcia Gonçalves de Oliveira – CAIS é um estruturado centro de formação para grupos que desejam reunir educação e contato com a natureza.

O espaço faz parte da Rede de CAIS da América Latina e Caribe financiados pela Fundação Kellogg. No Brasil, existem dois destes espaços. Um em Pernambuco e outro em Valente – Bahia, o qual foi construído e inaugurado em 2004 através da parceria entre Associação APAEB e Fundação Kellogg.

• Estrutura

Construído em meio à caatinga, o CAIS possui uma estrutura harmônica com a natureza. Todo construído em pedra o espaço dispões de auditório, refeitório, dormitórios para homens e mulheres, quartos para casais e banheiros.

• Localização

O Centro de Aprendizagem e Intercâmbio de Saberes Lúcia Gonçalves está localizado na Fazenda Madeira, mesmo local da Escola Família Agrícola Avaní de Lima Cunha, na zona rural do município de Valente. Distante 12 km da sede do município.