Gestão da Propriedade com foco na avicultura e caprinovinocultura são temas de oficinas

Nos dias 15 e 16 de janeiro, aconteceu na EFA de Valente, duas oficinas do Projeto Semear IV da Fundação APAEB/SDR/BAHIATER. As Oficinas tratavam sobre Gestão da Propriedade, mas traziam como foco cadeias produtivas específicas. A primeira, ocorrida dia 15/01, teve como foco a Cadeia Produtiva da Avicultura e a segunda, no dia 16/01, foi direcionada para Cadeia Produtiva da Caprinovinocultura.

capr001

Na oportunidade, os/as agricultores/as participantes refletiram sobre a importância da gestão para o sucesso da propriedade. Falaram sobre pontos fundamentais no processo da gestão, entre eles o planejamento, a administração, os custos de produção, a eficiência, o excedente da produção e a lucratividade.

avs001

Na oficina com foco em Avicultura foram apresentadas algumas técnicas de manejo sanitário e reprodutivo. Como prática foram realizadas a vacinação de galinhas contra a bouba aviária e confeccionada uma chocadeira artesanal utilizando uma caixa de isopor e um ovoscópio, utilizando uma lata de alumínio.

avs002

Os/as agricultoras que participaram da Oficina com foco em Caprinovinocultura também aprenderam técnicas de manejo sanitário e reprodutivo. Como prática, utilizaram o método famacha para identificação de animais com verminoses e realizaram vacinação e aplicação de soro vitaminado.

capr002

As oficinas foram avaliadas positivamente pelos/as agricultores/as que sinalizaram como momentos de novos aprendizados, com apresentação de práticas simples e possíveis de serem realizadas na propriedade.

Estas são algumas das ações do Projeto de ATER Semear IV da Fundação APAEB/SDR/BAHIATER, que vem beneficiando diretamente 720 famílias rurais nos municípios de Valente, Retirolândia, São Domingos e Conceição do Coité.