Eixos Estratégicos de Atuação

• Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER)

O serviço de ATER ofertado pela Fundação APAEB envolve uma diversidade de atividades direcionadas às famílias agricultoras, com o objetivo de desenvolver as Unidades Produtivas Familiares (UPF´s) através de orientações e formações para a prática agroecológica e sustentável no campo, respeitando o saber popular. Além disso, por meio deste serviço são fornecidas orientações para facilitar o acesso das famílias às políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar.

• Meio Ambiente e Agroecologia

A Fundação APAEB tem como compromisso o cuidado e zelo com o meio ambiente.  Na prática, este compromisso é vivenciado através da produção, distribuição e comercialização de mudas nativas e adaptadas ao bioma caatinga, através do Viveiro de Mudas O Caatingueiro e do constante incentivo de práticas agroecológicas nas atividades com os/as agricultores/as familiares em suas Unidades de Produção.

• Organização Social e Economia Solidária

O trabalho de organização social da Fundação APAEB tem como objetivo principal fortalecer ações desenvolvidas por grupos formais e informais que tenham caráter comunitário e que busquem o desenvolvimento social e econômico sustentável. A assessoria ofertada pela Fundação direcionada aos empreendimentos de economia solidária (EES´s) contribui no fortalecimento e na qualificação dos processos organizativos, produtivos e mercadológicos, tanto pela atuação formativa junto às mulheres participantes quanto pelo estímulo para articulação em redes e fóruns.

• Cultura

Além de apoiar iniciativas culturais da comunidade, principalmente aquelas voltadas para a cultura popular local, a Fundação APAEB também promove diversas ações, tendo a Casa da Cultura como espaço para a maior parte delas. As movimentações da cultura realizadas pela entidade são transversais, envolvendo diversos segmentos entre os quais estão a cultura popular, música, audiovisual, cinema, leitura, entre outros. Através da cultura a Fundação trabalha questões como identidade, cidadania, educação, meio ambiente e inclusão social e digital, envolvendo públicos diversos, mas tendo em sua maioria crianças, adolescentes e jovens.

• Educação

O trabalho de educação empreendido pela Fundação APAEB vai além da formação da equipe técnica e das famílias agricultoras envolvidas nos projetos. Ele passa por outros cenários educativos entre os quais estão as Escolas Famílias Agrícolas, os Centros de Educação Profissionalizantes e as Universidades.

Na EFA do município de Valente-BA, a Fundação APAEB está presente desde a gestão da associação, aos trabalhos da equipe pedagógica. Em outras EFA’s do Território, nos Centros de Educação Profissionalizantes e Universidades, a contribuição se traduz na acolhida de estudantes através de estágios, que se consolida como um impirtante espaço de aprendizado e vivência.