Bahia Produtiva: Fundação APAEB assina convênio para realização de Projeto Socioambiental

93

Na última quarta-feira (08/05), dirigentes da Fundação APAEB, lideranças de entidades parceiras, agricultores familiares e representante da CAR reuniram-se no auditório da Fundação APAEB. A finalidade do encontro foi apresentar o Projeto Desenvolvimento Rural Sustentável do Estado da Bahia, assinar o convênio 79/2019 do Programa Bahia Produtiva, firmado entre a CAR/SDR e Fundação APAEB e entregar do kit com materiais de apoio para execução, administração e controle do Projeto.

O Convênio tem por objeto a Cooperação Técnica, Operacional e Financeira, resultado da parceria entre o Governo do Estado da Bahia e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Fundação APAEB), Prestação de Serviços de Assessoramento Comunitário Rural por meio da contratação de Agentes Comunitário Rural-ACR e Consultor Individual, no âmbito dos subprojetos socioambientais do Programa Bahia Produtiva.

No Projeto, serão atendidas diretamente 150 famílias agricultoras dos municípios de Valente, Retirolândia e Conceição do Coité com o objetivo de promover ações de base agroecológica a partir do fornecimento de mudas nativas e adaptadas, direcionadas à recomposição da caatinga, para garantir a produção de alimentação humana e animal, de lenha, madeira e fitoterápicos, conciliando a recuperação do meio ambiente, a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida das familiais envolvidas. Para a implementação do Projeto estão previstos o aperfeiçoamento da estrutura física e técnica do Viveiro de Mudas O Caatingueiro, gerido pela Fundação APAEB, a realização de diversas atividades formativas junto às famílias e a doação e comercialização de mudas.

Após a assinatura do convênio, o diretor geral da Fundação APAEB, Macerval Araújo tratou da relevância do Projeto ressaltando a relevância da inciativa. “Está é uma oportunidade para que as famílias contempladas contribuam com o processo de recomposição da caatinga e ao mesmo tempo melhorem suas rendas, visto que serão desenvolvidos planos de investimento socioambientais”.

O representante da CAR, Domingos Magalhães, destacou a importância do trabalho desenvolvimento pela Fundação APAEB ao longo dos anos e pontuou sobre a possibilidade de conexão deste Projeto com outros investimentos da CAR realizados em outros municípios do Território. “Serão produzidas mudas de frutíferas e há relevantes investimentos em agroindústrias de beneficiamento de frutas para produção de polpas aqui na região. Sem dúvida esta é uma oportunidade para melhoria de renda das famílias que estão sendo beneficiadas nestas diversas iniciativas”, destacou.