2º Festival de Cultura do Projeto CultAS lota a Casa da Cultura de Valente

126

A alegria mais uma vez tomou conta da Casa da Cultura de Valente. Na tarde da última quarta-feira (23/10) foi realizado o 2º Festival de Cultura do Projeto Cultura Ativa no Sisal (CultAS), que aconteceu em paralelo com o 6º Festival de Contação de Histórias. O evento reuniu escolas, representantes do poder público, de organizações sociais, equipe e participantes das oficinas do Projeto.

O 2º Festival de Cultura é uma iniciativa da Fundação APAEB através do Projeto CultAS, que tem apoio financeiro do Governo do Estado através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Em sua segunda edição, o Festival trouxe como tema “Filhos da África – Eu sou porque nós somos”. O objetivo foi sensibilizar e refletir através da arte e cultura a consciência negra, o racismo, a valorização da cultura africana e a busca de reconhecimento e respeito diante de um cenário crítico de preconceito racial no Brasil e no mundo.

Na programação, foram realizadas apresentações de teatro, música, dança, capoeira, contação de histórias, exibição de vídeos resultantes das oficinas realizadas nos últimos dois semestres do projeto, apresentação do Samba de Roda e Reisado da Ladeira, da cantora Arlece Freire e da banda de raggae Tribo Beniférica. O Festival contou ainda com a mostra fotográfica “África – O Primeiro Ventre da Humanidade”, realizada pelo Revolution Reggae e Governo Municipal de Conceição do Coité, que segue exposta no hall de entrada da Casa da Cultura de Valente até a próxima sexta-feira (25/10). Na oportunidade, Fredson Costa, representante do governo municipal de Conceição do Coité e Xande, representante do Revolution Reggae, falaram um pouco da curadoria da exposição.

“Diante de apresentações tão bonitas, que são resultado das oficinas no Projeto, a gente agradece a receptividade da comunidade e as parcerias que estabelecemos. Ficamos gratos ao Governo do Estado, que através da Secretaria de Cultura deu a Casa da Cultura de Valente a oportunidade de reavivar suas atividades e a tantos outros parceiros que tem caminhado junto conosco em outras iniciativas”, destacou o diretor tesoureiro da Fundação APAEB, Gerlândio Araújo.

Paralelo ao 2º Festival de Cultura foi realizada a etapa final do 6º Festival de Contação de Histórias promovido pela Fundação APAEB com apoio do Sicoob Coopere e Secretaria Municipal de Valente. Nesta etapa foi realizada a contação de história ao vivo para a comissão de jurados, que escolheu os dois melhores contadores nas categorias infantil e infanto-juvenil. São eles:

Categoria- Infantil:

1º Lugar: Laura Martins Gomes de Oliveira (estudante do Centro Educacional Santa Rita de Cássia, Valente-BA)

2º Lugar: Liz Riane da Silva Moreira (estudante da Escola Municipal Aldacy Bahia Mota, Valente-BA)

Categoria Infanto-Juvenil:

1º Lugar: Ana Paula da Silva Oliveira (estudante do Centro Educacional Santa Rita de Cássia, Valente-BA);

2º Lugar: Silas Lima Nascimento (estudante da Escola Comunitária Abelha Encantada, Valente-BA);

Em cada categoria foram premiados os contadores destaque em 1º lugar (01 poupança Sicoob de R$ 200,00 + livro + brindes) e em 2º lugar (01 poupança Sicoob de R$ 100,00 + livro + brindes).