Encontro avalia prestação de serviço de ATER na Bahia

No dia 26 de novembro, aconteceu dentro da programação de atividades da 10ª Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária – FEBAFES, o Encontro Estadual de Avaliação de ATER. O evento teve como objetivo debater estratégias para ampliar a oferta de assistência técnica e extensão rural e avaliar os serviços prestados pelas organizações responsáveis pela execução das Chamadas Públicas de ATER do Estado, além das ações que vêm sendo desenvolvidas no âmbito dos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (SETAFs).

O evento foi realizado pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e contou com a participação de instituições prestadoras de serviços de ATER, entre as quais esteve presente a Fundação APAEB, agricultores e agricultoras familiares, coordenadores de SETAFs e equipe da SDR e Bahiater.

O Secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, destacou a importância desse momento de avaliação: “Estamos avaliando a Ater desenvolvida junto ao segmento da agricultura familiar no estado, implementada de maneira ampla nos Territórios de Identidade e, conferindo os resultados auferidos pelas famílias assistidas e orientadas nos últimos anos. Com todo o esforço, nós atingimos 110 mil famílias dos estabelecimentos agrícolas, dos 560 mil existentes. Ainda é muito pouco e teremos que chegar até 200 mil famílias. Para isso, temos que contar com a parceria de organizações executoras de Ater, consórcios e prefeituras”.