Através do Projeto Semear/ATER Biomas, executado pela Fundação APAEB com recursos da SDR/BAHIATER, agricultores (as) familiares têm recebido assistência técnica contínua para aprimorar e fortalecer a produção agrícola de forma sustentável. Além disso, o projeto promove capacitações voltadas para jovens, mulheres e grupos familiares.
Um exemplo dessa iniciativa foi o curso de artesanato e processamento de alimentos, realizado em parceria com a Secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Lazer de Valente, para mulheres artesãs e agricultoras das comunidades de Recreio, Santa Rita de Cássia, Tubi e Arapuá.
As participantes aprenderam técnicas de pintura, produção de chaveiros de sisal e fabricação de sequilhos, utilizando uma metodologia participativa e dialogada.
Segundo Rebeca Lima, técnica em agropecuária que presta assistência às famílias dessas comunidades, “essas atividades não apenas fortalecem as famílias agricultoras, mas também promovem a integração social e produtiva, estimulando a geração de emprego e renda nas comunidades.”
Formações como essa são essenciais para o desenvolvimento econômico sustentável, diversificando a produção artesanal e ampliando as oportunidades para as mulheres do campo.