Oficina 2- Fórum Multiatores do Município de Valente constroi agenda prioritária de incidência política

18

No dia 23 de novembro, o auditório da Fundação APAEB foi palco da Oficina 2 – Fórum Multiatores do Município de Valente, reunindo agricultores(as) familiares, representantes de movimentos sociais, associações, conselhos e da gestão pública.

O encontro, parte do projeto “Cultivando Futuros: transição agroecológica justa em sistemas alimentares do semiárido brasileiro”, teve como objetivo analisar a trajetória dos sistemas agroalimentares locais e construir uma agenda prioritária de incidência política.

Os participantes revisitaram a linha do tempo do sistema agroalimentar de Valente, desenvolvida na primeira oficina, enriquecendo-a com novos eventos e projeções para o futuro. Em seguida, foi realizado o trabalho em grupo, onde foram debatidos os avanços, desafios e perspectivas do contexto atual das políticas públicas nas esferas federal, estadual e municipal e construída uma agenda prioritária de incidência política. A finalidade da construção desta agenda é avançar em projetos de fortalecimento da agricultura familiar, agroecologia e convivência com o semiárido para o fortalecimento dos sistemas agroalimentares da comunidade.

O projeto é desenvolvido pela AS-PTA, Brot für die Welt e Rede ATER Nordeste de Agroecologia, com recursos do Ministério Federal da Alimentação e Agricultura da Alemanha (BMEL, conforme a sigla em alemão).