Curta na Casa transforma histórias em cinema na Casa da Cultura

8

Na última semana de abril, a Mostra de Curtas do Projeto Curta na Casa, promovida pela Fundação APAEB com apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer/Diretoria de Cultura de Valente, reuniu alunos e alunas das oficinas de audiovisual, além de moradores da comunidade, para uma exibição especial.

A mostra foi um dos pontos altos de um percurso formativo em que jovens e professores(as) do município de Valente (BA) mergulharam no universo da linguagem cinematográfica, aprendendo técnicas de roteiro, filmagem, direção e edição, sob a orientação dos monitores Toni Carvalho e Livia Santos. Os curtas exibidos na noite do dia 25/04 foram resultado desse processo, trazendo olhares únicos, sensíveis e potentes sobre temas diversos — muitos deles inspirados nas vivências locais.

Além dos curtas-metragens produzidos pelos(as) alunos(as), a programação contou com a exibição do documentário Fibras Resilientes, do produtor de vídeo Paulo Marcos. O filme, também realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, sob a chancela do Ministério da Cultura e com apoio da Prefeitura de Conceição do Coité, apresenta uma jornada cinematográfica envolvente sobre o sisal — planta símbolo da região sisaleira.

O Projeto Curta na Casa contou com algumas ações: palestras para os profissionais da educação sobre “Educação Midiática”, sessões de cine na casa, aulas de audiovisual e mostra de curtas-metragens.

“A Fundação APAEB já possui ampla experiência na promoção de formações voltadas para o audiovisual. O projeto Curta na Casa contribuiu de forma significativa para estimular a leitura crítica das narrativas audiovisuais, promovendo diálogos coletivos a partir da exibição de produções. A iniciativa utilizou a linguagem audiovisual como instrumento de aprendizagem, expressão artística e transformação social, conforme previsto nos objetivos do projeto”, destaca Virgínia Araújo, gestora de projetos da Fundação APAEB.