Requalificação do PTDSS é pauta de reunião do CODES

Diretores e membros dos Grupos de Trabalho do Colegiado de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal – CODES Sisal estiveram reunidos na última quarta-feira (13), no Auditório do SINTRAF de Retirolândia. O objetivo da atividade foi avaliar e sistematizar as estratégias até então elaboradas pelos GTs dentro do processo de requalificação do Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável e Solidário – PTDSS do Sisal.

A abertura do evento foi conduzida pela vice-presidente do Colegiado, Iracema Nery, que falou da importância da união e da responsabilidade das organizações e movimentos para promoção do desenvolvimento e acesso as políticas públicas favoráveis ao Território. “Diante do cenário que temos hoje em nosso país, é importante mantermos a união e o entusiasmo de pensarmos e construirmos um território forte”, manifestou Iracema.

Na oportunidade, os Grupos de Trabalho (GTs) de Agricultura Familiar, Meio Ambiente, Mulheres, Educação, Juventude, Cultura, Comunicação, Saúde e Emprego e Renda fizeram a exposição das proposições já encaminhadas e levantaram nomes de entidades a serem agregadas nos GTs para enriquecimento dos debates de requalificação das propostas do PTDRSS. Com participação em diversos GTs, a Fundação APAEB esteve presente no evento.

Os Planos Territoriais de Desenvolvimento Sustentável e Solidário– PTDSS se constituem como principal instrumento de planejamento de longo prazo e de suporte para a gestão do desenvolvimento dos territórios de identidade do Estado da Bahia. Eles são elaborados de forma democrática e participativa com amplo protagonismo dos Colegiados Territoriais, apoiados por equipes externas de assessoria. No Sisal a requalificação do Plano tem o apoio do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial – NEDET/UEFS.