CAIS sedia Encontro Estadual de Educadores Populares em Economia Solidária

419

No período de 05 a 07 de junho, o Centro de Aprendizagem e Intercâmbio de Sabres Lúcia Gonçalves de Oliveira – CAIS, localizado na Fazenda Madeira em Valente – BA, sediou o primeiro módulo do Encontro Estadual de Educadores Populares em Economia Solidária da Bahia. O evento reuniu mais de 50 educadores vindos de 8 territórios de identidade do estado.

O Encontro foi organizado pelo Coletivo de Educadores e Educadoras de Economia Solidária da Bahia – COEDUCA em parceria com o Centro de Formação em Economia Solidária – CFES Nordeste. Entre os objetivos da atividade está o intercâmbio de experiências e o fortalecimento do movimento e das práticas de economia solidária atrelada a educação popular no estado.

Através de uma metodologia autogestionária, os/as educadores/as participantes puderam conduzir os processos de mística, sistematização, cuidado e avaliação durante todo o evento. Na programação foram trazidas experiências de iniciativas de economia solidária dos diversos territórios a partir das quais foram analisadas questões como: autogestão, políticas públicas, educação popular e sustentabilidade.

Na condução dos trabalhos foram realizadas rodas de conversa sobre Educação Popular como Missão Educadora que seguiu de uma visita a Escola Família Agrícola Avani de Lima Cunha. Na oportunidade os/as educadores/as puderam conhecer de perto a experiência de educação popular em modelo de alternância. A visita foi conduzida pelos próprios alunos que apresentaram a estrutura da escola e que em seguida falaram do plano pedagógico e da rotina da unidade escolar junto com uma das professoras. Muitos dos participantes ficaram surpresos com o envolvimento e os depoimentos politizados e coerentes dos alunos.

Com o encerramento do primeiro módulo em Valente, os participantes ficaram comprometidos de desenvolverem atividades em seus territórios tratando de algumas das temáticas trabalhadas nesta etapa. Seguindo o modelo de alternância, estas atividades contarão como carga-horária do curso e terão seus resultados apresentados no segundo módulo, que ocorrerá em Jacobina-BA.

O Encontro contou ainda com uma noite cultural organizada pelos próprios participantes onde houve recital de poesia, cordel, teatro, troca solidária e muito forró.

A Fundação APAEB, juntamente com diversas outras entidades foram parceiras na realização do Módulo I do Encontro Estadual de Educadores Populares em Economia Solidária da Bahia.