EFA Valente celebra 20 anos de história de educação do campo

O ano de 2016 marca a trajetória de 20 anos de história da Escola Família Agrícola Avani de Lima Cunha, que fica localizada na Fazenda Madeira em Valente. Em comemoração a este marco, foi realizado nesta quinta-feira (16), um Evento de Celebração do Aniversário de 20 Anos da Escola, na Casa da Cultura em Valente-BA.

O evento contou com a presença de pais, alunos, ex-alunos, colaboradores e ex-colaboradores da escola, além de autoridades, parceiros e pessoas que idealizaram e contribuíram para implantação da EFA Valente. A abertura da atividade foi realizada pelo presidente da Associação de Pais e Amigos da Escola Família Agrícola Avaní de Lima Cunha – APAEFA, Edmilson Oliveira que deu as boas vindas e relatou a importância da EFA no contexto da vida do homem e da mulher do campo. “A metodologia da EFA desperta para a renovação do conhecimento de forma contextualizada. É uma educação que consegue unir a escola e a família, a teoria e a prática. Pena que vivenciamos atualmente um contexto político que não favorece o fortalecimento deste ideal de educação”, ressaltou o presidente ao se direcionar a atual conjuntura política do país.

A programação teve continuidade com uma “prosa” conduzida por Ranúsio Cunha, atual diretor geral do Sicoob Coopere e Ismael Ferreira, ex-diretor executivo da APAEB Valente e atual prefeito do município. Como personagens que contribuíram diretamente para implantação da Escola Família Agrícola, Ismael e Ranúsio relataram como se iniciou as discursões, o processo de estruturação da escola e os apoios iniciais para concretização do projeto. “A necessidade de construir uma educação que desse oportunidade ao filho do agricultor de ter uma educação contextualizada e que favorecesse sua permanência no campo de forma produtiva, dentro da realidade do semiárido, foi o fator motivador”, relatou Ranúsio. “Depois de reuniões com os agricultores e da formatação da ideia da EFA, tivemos a oportunidade de viajar para fora do país, onde encontramos o apoio inicial de organizações internacionais como as ONGs Miserium e Pão Para O Mundo que possibilitaram que a EFA saísse do papel”, narrou Ismael.

Para demonstrar o impacto do trabalho da EFA Valente, os ex-alunos, Melquisedeque Nascimento e Evódio, das primeiras turmas da escola, deram seus depoimentos falando dos estudos, do convívio na EFA e de suas trajetórias de vida. “A EFA me formou para a vida e me abriu portas. Fui um dos primeiros da minha comunidade a estudar numa escola com essa metodologia e sei que isso foi um diferencial. Já atuei em várias entidades de ATER e hoje realizo o sonho de cursar medicina veterinária”, relatou Mequisedeque. Evódio, que hoje trabalha no Banco do Nordeste fala da qualidade do profissional que a EFA consegue formar. “Em meu atual trabalho eu seleciono profissionais e vejo qualidades importantes naqueles que vem das EFAs, que são consequência dessa preocupação com a formação técnica e humana. Devo a EFA Valente minha gratidão pelo profissional, pai e esposo que consegui me tornar”, manifestou.

Evódio e Melquisedeque - Ex-alunos da EFA Valente
Evódio e Melquisedeque – Ex-alunos da EFA Valente

No decorrer das atividades, o diretor da EFA Valente, Messias Conceição falou um pouco da pedagogia da alternância, modelo de educação adotado pela escola. A professora Marilene Bispo trouxe um pouco da história do surgimento das Escolas Famílias Agrícolas no mundo e no Brasil e falou das articulações existentes para manutenção deste modelo de educação.

Em um momento de homenagem, a Escola Família Agrícola de Valente demonstrou sua gratidão para alguns daqueles que contribuíram para implantação e manutenção da Escola durante estes 20 anos. Entre os homenageados estavam Ismael Ferreira, Ranúsio Cunha, Misael Lopes, Luiz Mota, Ildes Ferreira, representando os idealizadores que ajudaram nos primeiros passos da Escola; Jonilson, Marilene, Crispim, Jane Consuelo e Vera Lúcia, representando os primeiros monitores; Manoel Messias, homenageando toda equipe que passou pela EFA; Iracema Nery, representando a APAEB Valente, entidade que contribuiu grandiosamente com a EFA. A família de Avaní de Lima Cunha também foi homenageada como uma importante liderança comunitária, cuja luta serviu de referência para dar nome a Escola.

Antes de finalizar as atividades, Gerlândio Lima, representando a diretoria da Fundação APAEB que é parceira da EFA Valente, falou um pouco da importância da EFA para a composição das equipes de entidades prestadoras de Assistência Técnica e Extensão Rural como a Fundação. “Vivenciei a construção da EFA e hoje, como representante da Fundação, percebo o diferencial de compromisso e qualidade que estes profissionais advindos de lá possuem”, manifestou Gerlândio.

O encerramento do evento ocorreu com o entoar dos “parabéns” e um coquetel servido aos presentes.