CODES realiza mais uma Oficina do PTDSS

Diretores e representantes do GTs do CODES Sisal, junto com membros do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial – NEDET/UEFS reuniram-se nesta terça-feira (18) em mais uma Oficina de Avaliação do Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável e Solidário – PTDSS do Sisal.  O evento ocorreu no auditório da FATRES e precede a etapa de validação do Plano.

Na abertura, a atual presidente do CODES, Cecília Petrina falou da importância da organização e da necessidade de ampliar as articulações em benefício do desenvolvimento do Território. “Se o CODES era importante antes, hoje ele é mais ainda diante do cenário caótico que vivemos em nosso país. Precisamos unir forçar, planejar passos e ações para garantir nossas conquistas”, refletiu Cecília.

O evento seguiu com a apresentação das propostas encaminhadas por cada GT com base nos eixos Desenvolvimento Econômico e Ambiental com Inclusão Socioprodutiva; Estrutura Fundiária e Acesso à Terra; Formação e Organização Social; Infraestrutura e Serviços Públicos. A partir da apresentação eram feitas intervenções para inclusão de novas propostas ou aperfeiçoamento daquelas já apresentadas. A condução dos trabalhos foi realizada pelo NEDET através da professora Acácia Batistas e Isael Pina.

A Fundação APAEB garantiu sua participação em mais uma etapa de formatação do PTDSS com a participação do diretor Gerlândio Lima, membro da diretoria do CODES, bem como de colaboradores que fazem parte dos GTs.

Os Planos Territoriais de Desenvolvimento Sustentável e Solidário– PTDSS se constituem como principal instrumento de planejamento de longo prazo e de suporte para a gestão do desenvolvimento dos territórios de identidade do Estado da Bahia. Eles são elaborados de forma democrática e participativa com amplo protagonismo dos Colegiados Territoriais, apoiados por equipes externas de assessoria.

A próxima atividade de validação do Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável e Solidário– PTDSS do Sisal está prevista para ocorrer no dia 16 de novembro, no município de Santaluz.