Assinatura de convênio do Bahia Produtiva fortalece Território Sisal

Em visita ao município de Valente, Território Sisal, nesta quinta-feira (8), o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, junto com o Secretário de Educação, Walter Pinheiro, que representou o governador Rui Costa, estiveram na Casa da Cultura e participaram de um evento em que foi celebrado a assinatura de convênio do Projeto Bahia Produtiva, que tem por objetivo financiar iniciativas de inclusão socioprodutiva.

A Associação Comunitária Caprinocultura Solidária Apaeb Laticínio foi a instituição beneficiada, com a assinatura de convênio no valor de R$ 420 mil “Assinamos um convênio de quase meio milhão reais, o que mostra o compromisso do Governo do Estado em continuar com ações que fortalecem a agricultura familiar. Sabemos que esse recurso vai possibilitar que a Associação adquira mais equipamentos para o laticínio e contribuirá no aumento da capacidade produtiva da APAEB, consequentemente os produtores de leite terão mais renda”, destaca secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues.

Na lista de investimentos com a verba do convênio encontra-se abrigos rústicos e salas de ordenha, caminhão para transporte de produtos cárneos ou lácteos, enfardadeira manual para feno, dentre outros produtos. “O leite de cabra é o nosso ouro branco, o recurso desse convênio é de grande importância, pois o nosso objetivo é alcançar a produção de 3 mil litros de leite por dia e para a gente conseguir isso é necessário investimento”, afirma o presidente da Associação beneficiada, José Alberto Silva.

O prefeito de Valente, Ismael de Oliveira, pontua que “a Apaeb é pioneira no aproveitamento do leite de cabra desde o ano 2000 e a assinatura do convênio contribui para que mais famílias e produtores sejam beneficiados e tenham uma melhor qualidade de vida, sobrevivendo a partir do que produz”.

Bahia Produtiva – O Bahia Produtiva é uma ação do Governo do Estado, por meio da SDR/CAR, voltada para financiar projetos de inclusão produtiva e acesso ao mercado, socioambientais, de abastecimento de água e esgotamento sanitário, de interesse das comunidades mais pobres da Bahia nos 27 Territórios de Identidade do Estado. Serão investidos ao logo de 5 anos, a partir de 2015, US$ 260 milhões.

“No território do Sisal o Bahia produtiva investirá 10 milhões no fomento da agricultura familiar, divididos em 34 convênios, alguns já firmados e outros em andamento”, informa a coordenadora Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf) Território Sisal, Célia Dourado.

Fonte: sdr.gov.br