Planejar – Atitude que também faz a diferença nas pequenas propriedades rurais

Toda propriedade rural, por menor que seja, necessita de planejamento. Para dar resultado, ela deve ser encarada como um negócio e isso exige que sejam feitas algumas observações como: área disponível, solo, acesso a água, clima, topografia, entre outros. Aspectos como estes são relevantes para o agricultor ou agricultora direcionar seu ramo produtivo.

Com acesso de recurso do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, dona Tereza Santos, residente no Povoado Baixa da Luva, Quinjingue-BA, teve a oportunidade de investir em uma estrutura produtiva de forma planejada. Para isso, ela contou com o apoio do técnico em agropecuária da Fundação APAEB, Ademilson Silva que faz parte do Projeto Renda & Vida III, financiado pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).

A partir do diagnóstico da propriedade e com a orientação técnica necessária, dona Tereza resolveu investir na melhoria de sua criação de galinhas de postura. “Eu nunca tive o costume de planejar nada na propriedade. Criava minhas galinhas no terreiro sem nenhum controle e cuidado. Com o cadastro no projeto construí o aviário e comprei mais animais que estão me rendendo”, expôs a agricultora.

ademilson_galinhas

Dona Tereza relata ainda que com a venda dos ovos ela comprou um forno e passou a produzir bolos. “Agora, os ovos servem para fazer bolos para comercializar e a sobra, eu também vendo e uso para consumo da família. Hoje eu tenho dinheiro quase toda semana, antes o que tinha era só do Bolsa Família”, completou com satisfação.

De acordo com o técnico que realiza o acompanhamento da família, a agricultora seguiu todas as orientações e conseguiu se organizar para fazer de seu projeto algo rentável. “Além das orientações para estrutura do aviário, dona Tereza também seguiu as orientações do manejo das aves. É gratificante ver que este trabalho vem gerando resultados positivos para a renda da família”, destacou Ademilson.

Assim como dona Tereza, cerca de 1300 agricultores/as dos municípios de Santaluz, Queimadas e Quinjingue vem tendo a oportunidade de investir, de forma planejada, a aplicação dos recursos do Fomento para garantirem alimentos saudáveis e incrementarem a renda de suas famílias.

O Renda & Vida III é um projeto da Fundação APAEB que contempla o Lote 5 da Chamada Pública 02/2014 da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário – SAF/MDA. Entre os objetivos do Projeto está a assistência técnica rural para agricultores familiares em situação de extrema pobreza, com vistas à inclusão produtiva, promoção da segurança alimentar e incremento da renda.