Produtores, governo, empresários e sociedade civil debatem o Sisal da Bahia

Cerca de 400 pessoas estiveram presentes nesta segunda-feira (10/04), na Reunião sobre o Sisal da Bahia com o tema “Diálogos para um novo panorama na Cadeia Produtiva do Sisal”. O evento ocorreu na Casa da Cultura, município de Valente-BA. O objetivo foi debater o desenvolvimento da cadeia produtiva na Bahia, as novas tecnologias para sua dinamização, avaliar o impacto das ações implementadas e estabelecer acordos.

sisal 02

Inicialmente foi apresentada a máquina desfibradora de sisal Faustino VII, que possui uma capacidade de desfibramento 14 vezes superior e consumo de combustível menor, se comparada à máquina Paraibana, capaz de gerar fibras de melhor qualidade, além de reduzir o esforço físico do operador e anular os riscos de acidentes ou mutilações.

sisal 01

A mesa de abertura foi composta por dirigentes do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Sisal – CODES Sisal; SINTRAFs; Prefeituras Municipais; instituições financeiras; entidades executoras de ATER, entre as quais a Fundação APAEB; empresas beneficiadoras e exportadoras de sisal e do governo do estado da Bahia. O vice-governador João Leão, presente no evento, falou de compromisso do governo do estado com a cadeia produtiva do sisal e indicou a iniciativa do governo em doar 10 máquinas Faustino VII para o Território.

sisal04

Além do vice-gorvernador, também estavam representando o governo da Bahia os secretários José Vivaldo Mendonça (SECTI) e Jerônimo Rodrigues (SDR). Após algumas exposições dos programas e projetos para o desenvolvimento da cadeia produtiva do sisal implementados por estas secretarias, das demandas apresentadas pelos agricultores e pelas entidades representativas e prestadoras de ATER, o secretário Jerônimo Rodrigues falou das perspectivas de editais direcionados para esta cadeia produtiva e sugeriu a formação de uma comissão para dialogar de forma estratégica o sisal. “A pauta do sisal é suprapartidária e precisamos montar juntos uma agenda estratégica que possibilite debater as demandas e encaminha-las. Proponho que formemos uma comissão ainda hoje e já iniciemos este diálogo”, pontuou o secretário. A comissão foi constituída, e no turno da tarde, seus representantes se reuniram no Clube Sociorecreativo da APAEB para dar início às discussões. Novas agendas foram acordadas para preparar um projeto de implementação de ações de curto, médio e longo prazo.

De acordo com Ismael Ferreira, representante da Indústria de Tapetes e Carpetes APAEB Sisal, são inúmeras as dificuldades que o sisal enfrenta e são urgentes algumas ações. “O momento é de discussão e busca de apoio, pois a economia do território é baseada na produção do sisal, por isso viemos aqui para dialogar e pensar soluções como assistência técnica direcionada, novas tecnologias para produção e melhor aproveitamento da planta, comercialização e crédito”, apontou Ismael.

sisal03

Para Macerval Araújo, diretor da Fundação APAEB, a reunião foi proveitosa e indica uma postura positiva do governo da Bahia para a pauta sisal. “O governo demonstrou sensibilidade à proposta das entidades em entender a atual situação da cadeia produtiva do sisal e planejar seu desenvolvimento de forma conjunta. Ficamos felizes e esperançosos”, destacou Macerval.

A Reunião foi uma iniciativa do governo do estado da Bahia, através da SDR, SECTI e SEAGRI, em conjunto com a Fundação APAEB, APAEB, FATRES, CONSISAL, CODES e SINTRAF Valente.