Alunos de Valente vão a campo comprovar experiências de convivência com o semiárido

Na manhã da última quarta-feira (09/08), as turmas do 7º ano do Centro Educacional Municipal Cecília Meireles participaram de uma viagem de estudo para conhecer várias alterativas de convivência com o semiárido na comunidade de Santa Rita, em Valente-BA. A atividade foi programada pela disciplina Agricultura e teve apoio da Fundação APAEB na articulação das famílias agricultoras e na explicação das experiências visitadas.

celilia 03

Na ocasião, os alunos conheceram a experiência de reutilização da água para irrigação de capim e sorgo na Unidade de Produção Familiar- UPF do agricultor Alonso; o cultivo de palma adensada e tecnologia de captação de água através de barreiro na UPF do agricultor Evanildo; o cultivo de hortaliças em canteiros econômicos e captação de água da chuva através da cisterna enxurrada na propriedade do agricultor Remilton.

celilia 02

A viagem de estudo foi articulada pela professora Virgínia Araújo e acompanhada pelo engenheiro agrônomo da Fundação APAEB, Ênio Dias. Para o agrônomo é valioso no processo de aprendizagem a comprovação do que é visto em sala de aula. “A visita in loco é de fundamental importância, visto que os alunos visualizam que as tecnologias expostas em sala existem, funcionam bem e trazem resultados muito positivos para as famílias que às utilizam”, pontou Dias.