Jovens rurais participam de intercâmbio em UPF do município de Riachão do Jacuípe

Cerca de 30 jovens rurais participaram no último sábado (05/08), do Intercâmbio de Saberes promovido pela Fundação APAEB através do Projeto de ATER SEMEAR IV da Fundação APAEB/ SDR/ BAHIATER. A atividade ocorreu na Unidade Produtiva Familiar – UPF dos agricultores familiares Eduardo Emídio e Izabel Cristina, situada na comunidade de Barreiros, município de Riachão do Jacuípe.

essa3

A escolha da UPF para a realização do intercâmbio se deve ao fato da diversidade de técnicas e tecnologias de convivência com o semiárido que dão a propriedade uma boa produção sustentável, mesmo apresentando uma área relativamente pequena. Entre os temas e experiências pautadas no Intercâmbio estão: a importância econômica e ambiental do umbu; alimentação alternativa e reserva estratégica de alimentos para os rebanhos; forma de cultivo e uso da palma forrageira; melhoramento genético e manejo sanitário do rebanho de caprinos; suplementação mineral; manejo da caatinga, recaatingamento e reserva legal; Sistema Agroflorestal (SAF); tecnologias de captação de água das chuvas;uso de biofertilizante na produção de frutas e hortaliças e sistema mandala de produção sustentável.

essa2

De acordo com o engenheiro agrônomo e coordenador do Projeto Semear IV, Ênio Dias, a participação dos jovens nas ações de ATER que envolvem suas famílias são muito importantes. “A presença dos jovens nas ações coletivas e individuais é primordial. São eles os potenciais sucessores na lida com a propriedade familiar, além de que os jovens apresentam menor resistência em aderir novas técnicas e este envolvimento auxilia na permanência dos jovens no campo”, destacou Dias.

Os jovens que participaram do Intercâmbio de Saberes avaliaram como muito produtivo, demonstrando motivação em participar de outras atividades e de colocarem em prática nas propriedades de suas famílias os aprendizados que adquiriram.