Projeto CultAS da Fundação APAEB é selecionado pelo Fundo de Cultura da Bahia

O Projeto Cultura Ativa no Sisal (CultAS), apresentado pela Fundação APAEB através do Edital de Apoio a Ações Continuadas do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), está entre as 17 propostas pré-selecionadas pela comissão temática de análise de mérito da SECULT. Com a aprovação, o Projeto CultAS vai assinar o Termo de Acordo e Compromisso (TAC) que possibilitará a liberação do apoio financeiro, para o próximo triênio (2017/2020), com valor de R$ 750 mil do FCBA.

O Projeto prevê a dinamização da Casa da Cultura de Valente a partir de ações continuadas com realização de oficinas relacionadas a diversas manifestações culturais e linguagens artísticas, além de eventos de valorização da cultura regional. O projeto visa atender um público diversificado, indo da faixa etária infanto-juvenil até a terceira idade. A expectativa, conforme o plano de metas, é atender uma média de 2 mil pessoas por ano.

Para o Diretor Geral da Fundação APAEB, Macerval Araújo, a política de editais tem possibilitado a disseminação de recursos para a cultura do interior e afirma que é necessário ter empenho e dedicação pra ser um dos selecionados. “Normalmente os recursos públicos são disponibilizados através de editais e é preciso ter uma equipe capacitada para elaborar propostas conforme as prerrogativas do edital, uma estrutura física adequada e seguir a seriedade do processo. Ficamos felizes com a aprovação que irá oportunizar e valorizar o desenvolvimento de práticas artísticas e criativas na comunidade e por consequência no Território, dentro de um espaço tão importante como é a Casa da Cultura ”, manifestou.

O Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA)foi criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, ele é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.

Confira a lista das instituições pré-selecionadas: Academia de Letras da Bahia, Fundação Anísio Teixeira, Balé Folclórico da Bahia, Fundação Casa de Jorge Amado, Fundação Hansen Bahia, Museu Carlos Costa Pinto, Fundação Pierre Verger, Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Museu da Misericórdia, Teatro Vila Velha, Teatro Gamboa Nova e Teatro Popular de Ilhéus (que tiveram continuidade); e também Centro Cultural e Educacional Senzala do Barro Preto (Ilê Aiyê), Associação Cultural do Samba de Roda Dalva Damiana, Projeto CultAs – Cultura Ativa no Sisal, Projeto Espaço Cultural Saici e Casa de Cultura Jonas e Pilar em Buerarema.