Sala Futura Valente – Jovens debatem sobre enfrentamento ao extermínio da juventude negra em aula de Geografia

Nos dia 04 e 06 de setembro, jovens da Escola Comunitária Abelha Encantada vieram até a Sala Futura Valente debater sobre o Enfrentamento ao Extermínio da Juventude Negra através da série Diz Aí, produzida pelo Canal Futura. A iniciativa em promover o debate partiu do professor de Geografia, Elson Carneiro e envolveu turmas do 8º e 9º ano do ensino fundamental.

salaex01

Aproveitando os estudos sobre as realidades de cada continente, o professor buscou a Sala Futura Valente para escolher uma temática que refletisse algum dos problemas da América Latina. “Conhecendo o acervo da midiateca, a temática do extermínio da juventude negra me chamou atenção, por ser uma realidade que, apesar de não estar nos livros de didáticos, envolve uma série de questões sociais também presentes em nossa realidade de cidade de interior”, destacou o professor.

salaex2

Após a exibição da série, os alunos dialogaram e refletiram que o problema da desigualdade social no Brasil não diz respeito apenas a questões socioeconômicas, mas passam fundamentalmente por dimensões socioculturais e étnico-raciais. No debate foi refletido como os jovens devem reafirmar suas identidades e os espaços de empoderamento para o enfrentamento e mobilização, tendo em vista a redução das diversas formas de preconceito.

salaex3

Para a coordenação da Sala Futura, de responsabilidade da Fundação APAEB, a iniciativa do professor foi muito relevante, pois está em consonância com a proposta da Sala de ser um espaço pedagógico para a comunidade “A gente sempre está na busca das escolas e associações para que possam utilizar a Sala Futura Valente e seu acervo. Nosso objetivo é que, como Elson, outros professores e lideranças demandem a Sala para que possam enriquecer os trabalhos pedagógicos e comunitários que realizam”, destacou a coordenadora da Sala, Ana Naara Silva.