Fundação APAEB e SINTRAF Valente fazem entrega de DAP Jovem

O jovem Alisson Araújo (17 anos), residente da comunidade de Santa Rita de Cássia em Valente-BA, recebeu na tarde da última quinta-feira (31/08) a sua DAP Jovem. A Declaração de Aptidão ao Pronaf Jovem (DAP Jovem) é fornecida a agricultores familiares entre 16 e 29 anos interessados em acessar a linha de investimento do Pronaf Jovem e outras políticas públicas. O documento foi emitido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Valente-SINTRAF com apoio da Fundação APAEB, através do Projeto de ATER SEMEAR IV da Fundação APAEB/ SDR/ BAHIATER.

A DAP do agricultor Alisson, foi a primeira DAP Jovem emitida pelo SINTRAF Valente e também pelo SEMEAR IV. Para a presidente do SINTRAF Valente Juvanda Gomes, a entrega do documento é motivo de grande satisfação para a entidade. “Entregar esse documento para Alisson é uma alegria. Reflete mais uma ação de fortalecimento da agricultura familiar que incentiva o jovem a permanecer no campo, melhorar a renda da família ou a se estruturar financeiramente. Desejamos que além da de Alisson, possamos entregar muitas outras”, manifestou Juvanda.

Entusiasmado em estar com o documento em mãos, Alisson já faz planos. “Iniciei um trabalho com caprinos de leite e por não ter minha própria DAP utilizava a do meu pai para poder vender o leite para o Laticínio DaCabra através do PAA. Agora posso fazer com meu próprio documento. Além disso, já tenho planos de pegar um empréstimo do PRONAF Jovem para melhorar a estrutura e ampliar meu negócio”, revelou o jovem.

“Ainda é muito burocrático o processo de emissão de uma DAP Jovem. Ficamos felizes em ter contemplado Alisson, que é filho seu Sivanildo, beneficiário do Projeto Semear IV. Desejamos que este documento seja de grande serventia para a vida deste jovem agricultor e de sua família”, declarou Cris Emanoel Bezerra, agente de crédito da Fundação APAEB que assessorou Alisson na emissão de sua DAP.