Jovens conhecem e planejam fanzine durante oficina na Sala Futura

A Fundação APAEB e Sala Futura Valente em parceria com a Associação do Bairro Minação promoveram na tarde de ontem (30/08) a primeira etapa da “Oficina de Fanzine – Educação, Cultura e Cidadania com Voz Ativa”. Quem participou da atividade foram os jovens do bairro, localizado em Valente-BA.

zinetv

Fanzines ou zines são publicações independentes, produzidas de forma criativa e que podem utilizar diversas linguagens, tratar de diversos temas e serem confeccionados de forma artesanal ou mais profissional. A oficina tem o objetivo de estimular a produção de fanzines como mídia alternativa para expressão e difusão de ideias e como ferramenta de intervenção social.

Na atividade, facilitada pela comunicóloga e coordenadora da Sala Futura Valente, Ana Naara Silva, são apresentados princípios básicos para a produção de um zine. Nesta primeira etapa os jovens conheceram o que são fanzines, como surgiram e as etapas de planejamento.

Reunidos em grupo, os jovens escolheram a linha editorial e já fizeram o planejamento de pauta do primeiro fanzine, que está em processo de produção e será confeccionado no próximo encontro. Para o jovem João Henrique as informações apresentadas nesta primeira etapa foram muito interessantes e dá para utilizar na escola. “Tudo que aprendemos hoje aqui foi interessante. Eu mesmo vou informar amanhã a minha professora que meu trabalho da disciplina será um fanzine”, manifestou João.