Valente debate Violência Contra Mulher durante Seminário

No último sábado (14/10), cerca de 50 mulheres estiveram reunidas no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Valente (SINTRAF) para debater sobre o Enfrentamento a Violência Contra Mulher. O evento marcou o lançamento de uma campanha Territorial sobre o tema, que a nível de município foi articulada pelo SINTRAF em parceria com a Fundação APAEB e FATRES.

Durante o Seminário ocorreram palestra e rodas de prosa. A palestra tratou do tema Gênero e Violência e foi conduzida por Fabiana Eloi Amorim, analista de políticas públicas e coordenadora de articulação e mobilização do Grupo GINGA – Mulheres do Subúrbio.

Para Terezinha Silva, diretora secretária da Fundação APAEB que esteve presente no Seminário e participou da mesa de abertura, é muito importante manter um diálogo permanente sobre o tema. “As organizações sociais e o poder público precisam dialogar e criar meios para sensibilizar as mulheres sobre a importância de denunciar os casos de violência. Destaco ainda mais a necessidade de um maior apoio às mulheres rurais, que muitas vezes não tem o suporte para a denúncia tão acessível quanto às mulheres urbanas e acabam ficando oprimidas e deixando passar em branco tantos casos”, manifestou.

Também fizeram parte da mesa de abertura do Seminário a presidente do SINTRAF Valente, Juvanda Gomes; a secretária de mulheres do SINTARF Valente, Maria Elza; a representante da FATRES, Tiana Melo; a vereadora do município de Valente, Maria Madalena (Leninha); a presidente da APAEB e diretora do CODES, Iracema Nery e a representante do SITRAF de São Domingos, Iolanda.

Após a realização do Seminário, a Campanha de Enfrentamento à Violência contra Mulher segue com rodas de conversas que acontecerão nos bairros e comunidades rurais.