Fundação APAEB participa de Seminário Estadual sobre Mercados Institucionais

Com o objetivo de fortalecer a comercialização da agricultura familiar nos municípios baianos, foi realizado nos dias 24 e 25 de outubro o I Seminário Estadual de Mercados Institucionais – PAA e PNAE. O encontro foi coordenado pelas superintendências da Agricultura Familiar (Suaf) e de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e contou com a participação de representantes de poderes públicos municipais, movimentos sociais e organizações da agricultura familiar, entre as quais esteve presente a Fundação APAEB.

O Seminário foi realizado de forma integrada ao Plano Estadual de Formação dos Agentes de ATER (Formater), como uma demanda apontada pela Câmara Técnica de Comercialização do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), em função dos baixos volumes de compras institucionais em diversos municípios baianos.
Entre os temas debatidos no evento estão Agricultura Familiar – Panorama da Comercialização na Bahia, Oferta e Demanda no Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE na Bahia, o Papel da Assistência Técnica nos Mercados Institucionais e Legislação – Normativas Sanitárias e Regularização da Produção. Na oportunidade também foram apresentadas experiências exitosas do PAA e PNAE desenvolvidas por organizações públicas e civis.

O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, ao ressaltar a importância do debate no espaço democrático, destacou que é preciso envolver, em todas as agendas que dizem respeito à agricultura familiar e ao desenvolvimento rural, além dos órgãos públicos, entidades representativas da agricultura familiar, organizações da sociedade civil, gestores dos municípios e representantes de universidades, para uma discussão mais ampliada e qualificada: “Nós ainda encontramos problemas como dificuldade nas condições de mobilidades dos produtos e da falta de equipamentos, a exemplo de câmaras frias, para armazenar os produtos. Precisamos ter uma logística de distribuição e buscar soluções para a questão da gestão. Esses são desafios grandiosos de gerar produtos e negócios. Este encontro é uma oportunidade de discutir este tema de uma forma mais qualificada”.

A programação do segundo dia do evento foi marcada pelos debates nos grupos de trabalho que trataram sobre Legislação, ATER Gerencial e Demandas do PAA/PNAE. Ao final, as propostas levantadas por cada grupo foram sistematizadas em um Plano de Ação Pactuado que será encaminhado aos órgãos competentes e organizações representativas da agricultura familiar.

Com informações da ASCOM/SDR