Comunicadores/as debatem Campanha de Enfrentamento a Violência Contra Mulher

425

Com o objetivo de dialogar sobre os desafios e possibilidades de comunicação e mídia para a promoção da igualdade de gênero e enfrentamento a violência contra as mulheres e meninas, foi realizada na última quarta-feira (08/11), no Auditório do SINTRAF de Conceição do Coité-BA, a Oficina Interterritoial sobre Relações de Gênero, Violência e a Imagem da Mulher na Mídia. A atividade reuniu comunicadores e comunicadoras populares e comunitários/as, blogueiros/as, assessores de comunicação de entidades sociais e demais lideranças dos movimentos de mulheres/feministas.

Além de aprofundar o debate sobre concepções e conceitos como gênero, machismo e feminismo, houve uma ampla avaliação sobre a representação da mulher na mídia. Na sequência da programação, foi apresentada a Campanha “O Problema Também é MeuNão à violência contra mulheres, encabeçada pelo MOC em parceria com diversas entidades e movimentos sociais do Território do Sisal e Bacia do Jacuípe. A Campanha está atrelada aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulheres e deve ser promovida por diversas entidades destes Territórios.

A partir desse contexto os/as participantes trouxeram propostas para realizar ações dentro dos meios de comunicação onde atuam na perspectiva de fortalecer a Campanha, de produzir e inserir conteúdos que promovam a difusão de uma mídia democrática, inclusiva e não-sexista.

Como entidade membro do GT de Comunicação do CODES Sisal, a Fundação APAEB garantiu sua participação no evento através da comunicóloga, Ana Naara Silva. “Foi muito assertiva a proposta e a forma que foi debatido o tema da violência contra mulher, de maneira a promover o engajamento consciente dos comunicadores/as populares na campanha”, avaliou Naara.