SETAF Sisal divulga plano de formações para agentes de ATER

Com o objetivo de socializar o Plano Estadual de Formação de Agentes de ATER – FORMATER, ocorreu no dia 08 de novembro, no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar -SETAF Sisal em Serrinha-BA, uma reunião com representantes de entidades de ATER do Território do Sisal. A atividade foi articulada pela BAHIATER e contou com a participação da Fundação APAEB, CAR, MOC, ASCOOB e FATRES.

O FORMATER é um programa que tem como finalidade a formação de agentes de ATER na perspectiva de qualificar os serviços de ATER prestados aos agricultores e agricultoras familiares nos 27 Territórios da Bahia. A programação de atividades formativas apresentadas na reunião deverá ser realizada em 5 módulos que trataram dos eixos: Metodologia de ATER; Políticas Públicas para Agricultura Familiar; Economia Solidária; Sistema de Produção Agroecológico; Gênero, Geração, Etnia e Povos Tradicionais (PCT). Além destes módulos, está prevista a realização do Seminário Estadual para Agentes de ATER e Agricultores.

Para a educadora social da Fundação APAEB, Kalline Cunha, que participou da atividade, a iniciativa do governo em viabilizar estas formações é de fundamental importância. “Nossa qualificação como agentes de ATER é primordial para o aperfeiçoamento dos trabalhos junto às famílias agricultoras e por consequência para o fortalecimento da agricultura familiar”, pontuou.