Fundação APAEB participa do Fórum Social Mundial

Mulheres da Fundação participam da Assembleia Mundial em Salvador.

Acontecendo em Salvador, desde o dia 13 de março, o Fórum Social Mundial (FSM 2018) é um evento de articulação internacional que reúne pessoas de diversos países pra debater e refletir sobre problemas e políticas de interesse social para todo o mundo. Em sua 13ª edição, o FSM busca o espaço de diálogo e convergência para cerca de 60 mil pessoas, de 120 países, que estão na cidade com o objetivo de debater e definir novas alternativas e estratégias de enfrentamento ao neoliberalismo, aos golpes antidemocráticos e genocidas que diversos países estão enfrentando nos últimos anos.  Com o lema “Resistir é criar. Resistir é transformar!”, o Fórum visa promover a transformação do ser humano em busca de “Um outro mundo possível”.

Interagindo com sua programação, a Fundação APAEB se fez presente em três momentos. No dia 14, o educador e conselheiro estadual de cultura, Aldo Araujo, participou da programação do referido conselho no Museu de Arte da Bahia (MAB) que trouxe para o FSM, através do seu comitê de políticas culturais, diversas mesas de debate e rodas de conversa sobre o tema. Na abertura, o  ex-ministro da cultura do Brasil e atual secretário de cultura de Belo Horizonte, Juca Ferreira, e o pesquisador em cultura e sociedade da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e ex-secretário de cultura da Bahia, Albino Rubim, realizaram uma análise de conjuntura da situação do Brasil à luz das políticas públicas de cultura.

Fundação APAEB na Tenda de Convergências Agroecológicas (UFBA).

Nesta mesma data, na UFBA (Campus Ondina), o diretor geral da entidade, Macerval Araujo e o coordenador do Projeto de ATER, Ênio Magalhaes, participaram da programação da Tenda de Convergências Agroecológicas, organizada pelo Fórum Baiano de Agricultura Familiar. As atividades foram duas mesas temáticas: a primeira sobre “O Território como Caminho para a Agroecologia” e a segunda sobre “Água, Terra e Vida”

Já nesta sexta (16), a participação na Assembleia Mundial das Mulheres, ocorre no Terreiro de Jesus, sendo esta uma atividade exclusiva na programação oficial do FSM 2018, com o intuito de assegurar que as mulheres com outras agendas políticas no Fórum estejam liberadas para debater suas questões de gênero, pautas feministas e lutas das mulheres, como a criminalização do aborto, o feminicídio, o combate contra a violência da mulher e o machismo, entres outras. “O Feminismo e as Lutas das Mulheres”, é o tema definido para este eixo. A Fundação Apaeb está representada neste evento pelas colaboradoras Virgínia Araújo (gestora de projetos), Elza Naiany, Jamily Cunha e Josenívea Lima (técnicas em agropecuária).