Valente sedia seminário e roda de conversa do Projeto 7 Municípios

60

Conversa e o Seminário com o tema Constatações e Perspectivas do Projeto 7 Municípios para a Mancha Valente. As atividades formam realizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Fundação APAEB) e Secretaria de Planejamento da Bahia (Seplan). O evento ocorreu na Casa da Cultura de Valente e reuniu especialista, autoridades locais, professores, estudantes e representantes de organizações da sociedade civil.

Além de apresentar os dados e conclusões acerca da pesquisa, que apresenta Valente como um município com menor presença relativa de pobreza sob um olhar multidimensional, os eventos serviram de espaço de debates e por consequência, de subsídios para se pensar iniciativas voltadas à transformação social desta localidade, bem como servir de referência para outras regiões.

Para a gestora de projetos da Fundação APAEB, Virgínia Araújo, o estudo realizado pela SEI foi um valioso presente para a comunidade. “Estes dois dias de debate sobre a Mancha Valente nos deixam orgulhosos e motivados. A gente agradece o trabalho realizado pela SEI, uma vez que o conhecimento gerado vai servir para fazermos formações com as novas gerações, referendando o trabalho dos movimentos sociais que ajudaram na formação deste capital social que impacta na qualidade de vida da população”.

O diretor de estudos da SEI, Edgard Porto, afirmou que os debates e as livres manifestações ocorridas durante os dois dias de evento, enriquecerão ainda mais o estudo da Mancha Valente. “O SeiColab já conta com informações, entrevistas e outros conteúdos colaborativos valiosos e os conhecimentos partilhados estes dois dias foram registrados para que possamos compreender ainda melhor os fatores condicionantes que contribuíram para o desenvolvimento da Mancha Valente, tanto do ponto de vista econômico, quanto da formação histórica, da cultura regional e da educação”.

Sobre a Mancha Valente

A Mancha Valente é um estudo colaborativo realizado pela SEI no Projeto 7 Municípios. A cidade apresentou uma menor presença relativa de pobreza sob um olhar multidimensional. Desta forma, o estudo revela que algumas ideias-motrizes, disseminadas via educação formal e informal, foram determinantes para modelagem de comportamentos sociais que trazem reflexos importantes no desenvolvimento regional, inclusive constatando uma menor presença relativa de pobreza. O estudo está estruturado em três paineis: Agentes Religiosos; Economia e Cooperativismo; e Educação e Associativismo. Para mais informações: http://estudoscolaborativos.ba.gov.br