Professor da UFBA lançará 3 livros sobre Agricultura Familiar

89

Nesta quinta-feira (01/10), o professor Gustavo Bittencourt Machado lançará 3 livros escritos em momentos diversos, presentes em uma mesma reflexividade temporal. Reúne, transversalmente, 3 dimensões fundamentais: a dimensão histórica; a dimensão público-solidária e a dimensão afetiva da Agricultura Familiar.

No livro Meio Ambiente e História Agrária, a dimensão histórica em fases revela-se; em Multifuncionalidade da agricultura familiar, a dimensão público-solidária; e em Afetividade e desenvolvimento, é apresentada a dimensão afetiva da Agricultura Familiar.

O que une os agricultores familiares? Qual é o elo entre a família, a comunidade e o território local? O que os interliga? O que conecta essa relação? É a afetividade consolidada no âmbito da educação familiar. São os laços afetivos estabelecidos desde a infância no seio da família que adiante, na juventude e na fase adulta, permanecem na memória do indivíduo em relação ao passado, quanto ao que pode ser realizado no presente, pensando no futuro.

A agricultura familiar insere-se em movimentos sociais rurais de contra-tendência em fases de formação social e econômica, inerentes e típicas de processos de devastação e reflorestamento, no processo dialético de devastar a diversidade e reflorestar em monoculturas, lógica da reprodução do capital, analisada em perspectiva histórica e concreta, como acontece em algumas regiões.

A multifuncionalidade da agricultura familiar, em suas funções públicas, demonstra e revela a centralidade dos agricultores familiares no desenvolvimento em regiões desfavorecidas de semiaridez, na diversificação produtiva, na participação das mulheres nos sistemas produtivos e nas funções educativas, no saber-fazer e inovações, a fim de que as populações se defendam dos mecanismos de subordinação ao capital industrial e comercial e aos mercados externos.

LANÇAMENTO:

Data: 01.10 – Quinta-Feira, às 17:00h.

Meio: Google Meet

Link do evento: meet.google.com/quv-vinn-jsa

SOBRE O ESCRITOR:

Gustavo Bittencourt Machado – Professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutor em Agricultura Comparada (AgroParisTech, França). Doutor em Geografia, Planejamento Territorial e Gestão Ambiental (Universidade de Barcelona-UB, Espanha). Pós-doutorado em Difusão do Conhecimento em Agricultura (UFBA-DMMDC, Brasil). Pós-doutorado em Agricultura Comparada (AgroParisTech). Mestre em Economia (UFBA). DEA em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional (Univ. Barcelona). Bacharel em Economia (UFBA) e bacharel em Direito (Universidade Católica de Salvador – UCSAL, Brasil). Líder do Grupo de Pesquisa Agricultura Comparada e Agricultura Familiar (UFBA/CNPq).

Mais informações: gustavobm@ufba.br