Projeto Cultas oportuniza uma série de benefícios para participantes por meio da dança e yoga

“Dançar pode ser uma prática libertadora para se viver melhor, ainda mais em tempos difíceis como a pandemia”, declara o facilitador da oficina de dança do Projeto CultAS, Valtenon Oliveira.

O bem-estar promovido pela dança pode ser experimentado pelos alunos e alunas das oficinas de dança do CultAS, mesmo com aulas on-line. Muitas das participantes buscam a oficina não apenas como uma forma de fortalecer a musculatura, queimar gorduras, controlar o colesterol e reduzir peso, mas principalmente para ajudar na coordenação motora, contribuindo para o equilíbrio, sociabilidade e relação de cada uma com seu próprio corpo.

Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, foi possível adaptar a realização das oficinas para a modalidade online, as quais são realizadas duas vezes por semana através da plataforma Google Meet. As aulas, além de envolverem principalmente os ritmos axé music, pagode, funk, forró e lambada, também são realizadas sessões de yoga. Algumas participantes relatam benefícios.

“A dança e o yoga, promovido pela Fundação Apaeb tem sido um desafio legal para mim. Este contato mais direto com o meu corpo, apesar das limitações próprias dele, devido as sequelas de um acidente, tem deixado meu corpo mais flexível e leve. A turma é boa, comprometida e o professor também é animado”, destacou Alexsandra Oliveira.

“Eu estou gostando muitos das aulas de dança e yoga. Sou muito sedentária. Entrei na oficina para me movimentar um pouco.  Além de me divertir, sinto mais disposição e energia no dia a dia. O yoga também proporciona mais relaxamento e conexão interior. O resultado está sendo muito positivo”, manifesta Aline Araújo.

O CultAS é uma iniciativa da Fundação Apaeb e Casa da Cultura de Valente, contemplado pelo Edital de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais 2017 com apoio financeiro do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda, com recursos do Fundo de Cultura da Bahia.