Projeto Cultas oferece aprendizado musical em diversos instrumentos

A oportunidade de aprender a tocar e ter disponível o instrumento para treinar em casa foram os principais motivadores para os alunos participarem das Oficinas de Música do Projeto Cultura Ativa no Sisal (CultAS). Boa parte do público é constituído por adolescentes e jovens de Valente e outros municípios do Território do Sisal.

As aulas do Projeto são gratuitas e buscam dar oportunidade para os alunos experimentarem diversos instrumentos como violão, pandeiro, bateria e sanfona, como forma de promover qualidade de vida e desenvolvimento cultural e artístico para seus participantes.

As oficinas estão ocorrendo nas modalidades presencial e a distância. “Alguns alunos de Valente pediram para retornar com as atividades presenciais e assim já estamos realizando as aulas na Casa da Cultura, seguindo os protocolos de biossegurança”, informou o facilitador da oficina, Joival Ferreira.

A música é uma forma de expressão artística e cultural que traz inúmeros benefícios, desde a inclusão social, desenvolvimento físico e intelectual, além de servir como terapia.

“Eu sempre tive interesse em aprender a tocar violão, mas a oportunidade oferecida pela Fundação APAEB através do CultAS me entusiasmou. Além das aulas serem gratuitas, recebemos o violão para treinarmos em casa e ver se me adaptaria ao instrumento sem precisar comprar”, manifestou Leonardo Lima, participante da oficina de música.

O CultAS é uma iniciativa da Fundação Apaeb contemplado pelo Edital de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais 2017 com apoio financeiro do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda, com recursos do Fundo de Cultura da Bahia.