Fundação APAEB divulga resultado final e premia vencedores do 7º Festiva de Contação de Histórias

23

Com o objetivo de incentivar a leitura e valorizar a tradição oral entre crianças e adolescentes, jovens e adultos, mediante contação de histórias, a Fundação APAEB realizou o 7º Festival de Contação de Histórias. Nesta edição, o evento fez parte da programação de ações do Projeto Cultura Ativa no Sisal (CultAS). Na última sexta-feira (29/10), na Casa da Cultura de Valente, foi divulgado o resultado final e feita a entrega das premiações.

Vídeo de Isabelle Rios contando a história E o Dente Ainda Doía – disponível no canal do Youtube da Casa da Cultura de Valente
https://www.youtube.com/watch?v=L3NcmHPM58c

Este ano, o Festival foi realizado utilizando uma metodologia diferente das anteriores. Os participantes enviaram a ficha de inscrição e os vídeos com a contação de histórias, que na primeira etapa foi avaliada por uma comissão julgadora que definiu quais passariam para a etapa seguinte. Os vídeos selecionados por categoria, foram publicados no canal do Youtube da Casa da Cultura de Valente, onde passaram por votação popular no período de 26 a 29 de outubro.  De acordo com o regulamento, as contações de histórias vencedoras seriam aquelas que até as 15h do dia 29 de outubro de 2021 tivessem o maior número de curtidas.


Vídeo de Ranny Raquel Santana contando a história Chapeuzinho Amarelo – disponível no canal do Youtube da Casa da Cultura de Valente
https://www.youtube.com/watch?v=p5x1wvvA4l0

Por não haver inscrições para a categoria infanto-juvenil, a comissão organizadora, em comum acordo com a instituição patrocinadora (Sicoob), resolveu premiar o 1º, 2º e 3º lugar da categoria infantil e premiar o primeiro lugar da categoria adulto, uma vez que o regulamento do Festival permitia que casos omissos fossem decididos por esta comissão.


Vídeo de Maysa Araújo contando a história A Arca de Noé – disponível no canal do Youtube da Casa da Cultura de Valente
https://www.youtube.com/watch?v=_z0HxrCfvjQ

Na categoria infantil, o resultado saiu com uma acirrada disputa. Em primeiro lugar, com 1212 likes ficou Isabelle Araújo Rios, contando a história “E o Dente Ainda Doía”, da autora Ana Terra. Em segundo lugar, com 1174 likes, ficou Ranny Raquel Lima Santana, contando a história “Chapeuzinho Amarelo”, do autor Chico Buarque. No terceiro lugar desta mesma categoria ficou Maysa Ketlyn Cunha Araújo, com 210 likes, contando a história “A Arca de Noé”, de L. M. Alex. Na categoria adulto, quem ficou em primeiro lugar, foi a senhora Maria Nólia de Carvalho Carneiro, que contou a história “O Homem e os Três Conselhos”, do autor Roberto Lopes Carneiro.


Vídeo de Maria Nólia Carneiro contando a história O Homem e os Três Desejos – disponível no canal do Youtube da Casa da Cultura de Valente
https://www.youtube.com/watch?v=tgLCjBGM1d4

O primeiro lugar de cada categoria recebeu como premiação poupanças Sicoob no valor de R$ 200,00 e o segundo e terceiro lugar receberam poupanças Sicoob no valor de R$ 100,00, além de brindes.

A senhora Maria Nólia recebendo a premiação de 1º lugar da categoria adulto no 7º Festival de Contação de Histórias

“É sempre uma satisfação promover o Festival de Contação de Histórias, uma vez que esta tem sido uma forma que encontramos de estimular a arte da contação, que serve não apenas pra desenvolver a habilidade da oralidade, mas também a criatividade e para resguardar memórias e tradições de narrativas que muitas vezes são carregadas de valores e sentimentos”, manifestou a coordenadora do Projeto CultAS e gestora de projetos da Fundação APAEB, Virgínia Araújo.

O 7º Festival de Contação de Histórias é uma realização da Fundação APAEB através do Projeto CultAS – Cultura Ativa no Sisal, em parceria com o Sicoob e com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.