Projeto CultAS fecha mais um ciclo com realização de Festival de Cultura

O Projeto Cultura Ativa no Sisal (CultAS), que tem como principal objetivo a dinamização da Casa da Cultura de Valente, finalizou mais uma etapa com a realização do 4º Festival Cultural. O evento ocorreu na tarde da última sexta-feira (29/10).

Exibição de vídeos com as produções das oficinas do Projeto CultAS

Assim como nos anos anteriores, o Festival teve o propósito de partilhar com a comunidade os resultados das oficinas de fotografia, dança, teatro, música e serigrafia realizadas no decorrer do semestre, além de valorizar a produção artística e cultural da região. O evento aconteceu na Casa da Cultura, foi aberto ao público e também foi transmitido através do canal do Youtube do espaço cultural.

Show de Arquimedes Nascimento transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da Casa da Cultura de Valente durante o 4º Festival de Cultura do CultAS

Na programação, além da exibição dos vídeos que apresentavam o resultado final de cada oficina, como produto da oficina de fotografia havia uma exposição fotográfica no hall de entrada da Casa, que tinha como tema “Sertão: Paisagens e Retratos Juvenis”. Houve ainda um desfile com camisetas produzidas nas oficinas de serigrafia.

Exposição fotográfica –
“Sertão: Paisagens e Retratos Juvenis”, produto das oficinas de fotografia

Como atrações musicais, o Festival contou com a presença de Arlece Freire e Joey, de Arquimedes Nascimento, que partilhou o palco com o poeta e cordelista Luar Mendez, e ainda o forrozeiro Jarbas do Acordeon.

Show com Arlece Freire e Joey

Quem esteve presente ou que esteve conectado no canal da Casa da Cultura de Valente também pode apreciar a apresentação teatral “A Onça e o Bode – Paz na Selva” que tem no elenco Gesilda Mendes e Augusto Valente, do Instituto Agave. Na oportunidade foi divulgado o resultado do 7º Festival de Contação de Histórias e entregue as premiações.

Apresentação teatral
“A Onça e o Bode – Paz na Selva” do Instituto Agave

“O CultAS é um projeto que iniciamos em 2017 e que para além da dinamização da Casa da Cultura tem feito um movimento importante para o cenário cultural do município e do Território. Por isso, destacamos a importância do governo do estado em apoiar esta iniciativa através da aprovação da proposta apresentada pela Fundação APAEB”, afirmou o diretor geral da Fundação APAEB, Macerval Araujo.

Macerval Araujo – Diretor Geral da Fundação APAEB

O 4º Festival De Cultura faz parte da programação de ações do Projeto CultAS, realizado pela Fundação APAEB com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. A live de transmissão do evento e os vídeos resultantes dos trabalhos das oficinas estão disponíveis no canal do Youtube da Casa da Cultura de Valente.