Cultura de Paz e Não-Violência é tema de Encontro com educadores e rede de proteção à crianças e adolescentes de Valente

Aconteceu na última segunda-feira (07/11), na Casa da Cultura de Valente, a primeira etapa do Encontro de Sensibilização sobre Cultura de Paz e Não Violência, direcionada para educadores e agentes do sistema de garantia dos direitos das crianças e adolescentes. O Encontro compõe o cronograma de ações do Projeto Trilheiros da Paz, que tem o objetivo de sensibilizar educadores e agentes do sistema de garantia de direitos do município de Valente para contribuírem para a prevenção e redução das diversas formas de violência que ameaçam e atingem crianças e adolescentes através do estímulo a Cultura da Paz e da Não-Violência no cotidiano familiar, escolar e social.

A atividade foi mediada pela pedagoga e mestra em educação, Minuska Lima, e teve o intuito de discutir sobre atitudes e ações capazes de minimizar a realidade local no que diz respeito às violências envolvendo crianças e adolescentes da comunidade, construindo um novo olhar para a educação familiar e escolar.

Entre vivências e diálogos conceituais, os participantes refletiram sobre paz e não-violência, bem como sobre as violências diretas, estruturais e culturais e como elas atingem crianças e adolescentes. Foi falado ainda sobre a importância da escuta sensível como ferramenta para a gestão de conflitos e levantadas possibilidades de ações práticas a serem adotadas nos diversos espaços como iniciativas propagadoras da cultura da paz e da não-violência.

A próxima fase do Encontro será uma imersão e em seguida serão realizadas atividades virtuais.

O Encontro de Sensibilização Trilheiros da Paz é uma ação realizada pela Fundação APAEB através do Projeto Trilheiros da Paz, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Valente, através de recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA).