Projeto CultAS contribui para a revitalização da Cultura Popular na Região Sisaleira

Há mais de quatro anos a Casa da Cultura de Valente vem desenvolvendo ações do Projeto Cultura Ativa no Sisal – CultAS. O Projeto é uma iniciativa da Fundação APAEB contemplado pelo Edital de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais 2017 que tem apoio financeiro do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda, com recursos do Fundo de Cultura da Bahia.

A partir do objetivo de dinamizar a Casa da Cultura, a Fundação APAEB realiza através do Projeto CultAS, diversas oficinas de formação cultural em música, dança, teatro, podcast, serigrafia, fotografia, capoeira, percussão e ainda promove eventos como os Festivais Comunitários de Cultura Popular, com samba de roda e reisado e Boi Roubado.

Todas essas atividades contribuem para a revitalização da cultura popular e o reconhecimento da identidade cultural. Uma das atividades que tem ganhado destaque são os Festivais Comunitários de Cultura Popular, realizados em diversas comunidades rurais do município de Valente e São Domingos.

A comunidade de Papagaio no município de Valente foi uma das contempladas com a realização do evento neste semestre. A representante da associação comunitária de Papagaio, Eliete Oliveira dos Santos, fala com satisfação em receber atividades como esta. “Para nós é muito importante, pois nossa associação e comunidade sempre apoia o resgate cultural, principalmente quando temos sócios envolvidos nesta cultura. Só temos a agradecer a Fundação Apaeb pelo apoio e isto fortalece as parcerias cada vez mais.”

Samba de roda é um estilo musical popular brasileiro, com raízes africanas, e que reúne diversas músicas, poesias e danças. Envolvidos pela diversão as pessoas que assistem à apresentação, acompanham a música batendo palmas em um momento de muita alegria e descontração. Uma das principais características do samba de roda é que, normalmente, são as mulheres que dançam na roda enquanto os homens batem palmas, cantam e tocam os instrumentos. Essa antiga manifestação cultural é considerado o estilo musical mais popular e reconhecido como patrimônio imaterial da humanidade

Confira a agenda de Festivais Comunitários de Cultura Popular previstos para este semestre:

18 de Março – Riacho do Cedro – São Domingios/BA

25 de Março – Santa Rita de Cássia – Valente/VA