Roda de Conversa Online – Alterações Climáticas e Impactos na Agricultura

Na tarde da última segunda-feira (03/04) a equipe do Projeto Semear/ ATER Biomas e do Projeto – Piloto Socioambiental “O Caatingueiro” Viveiro de Mudas/ Bahia Produtiva, ambos desenvolvidos pela Fundação APAEB através da Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR, BAHIATER e CAR, participaram de uma Roda de Conversa Online sobre Mudanças Climáticas e Impactos na Agricultura Familiar. O convidado para o bate-papo foi o Dr. Kleber Carvalho Lima, professor do Departamento de Geografia da Universidade de Pernambuco (UPE).  Também participaram da roda alguns estudantes do Curso de Geografia da UPE.

Na oportunidade o professor trouxe caracterizações das diferentes posições existentes sobre as Mudanças Climáticas e sobre a importância do cuidado no debate sobre esta temática, uma vez que ela traz cargas ideológicas que se aproximam de interesse econômicos e políticos diversos.

A partir da exposição de estudos feitos no semiárido de Pernambuco, em locais que estão em processo de desertificação por conta de práticas agropecuárias inadequadas e onde há indícios de alterações climáticas,  foram feitas reflexões sobre como se percebe os efeitos destas alterações no cotidiano das famílias agricultoras, no impacto da biodiversidade e no aumento das desigualdades sociais. Além disso, foram tecidos diálogos sobre como as políticas públicas podem contribuir mitigação e adaptação a estas alterações e no incentivo a práticas resilientes de produção.