Equipe técnica da Fundação APAEB conduz aplicação do método LUME na Comunidade de Gregório, em Queimadas

A Fundação APAEB, por meio da equipe técnica do Projeto Semear/ATER Biomas, realizou na última segunda-feira (29), a aplicação do método LUME na propriedade rural do agricultor Manoel dos Reis Primo e Dona Maria Angélica Primo, residentes na comunidade de Gregório, em Queimadas.

Para aplicação do  método os técnicos fizeram uma observação minuciosa na propriedade, acompanharam o desenvolvimento de todas as atividades agrícolas e depois fizeram a linha do tempo da história do agricultor e sua família, finalizando com o desenho do mapa da propriedade e a denominação de fluxos de insumos e produtos gerados dentro do agroecossistemas.

“Ao aplicar o LUME na comunidade de Gregório junto com a família ficamos muito satisfeitos, percebemos a importância da ajuda da família em preservar a propriedade, junto à produção que também serve para a alimentação da família e agrega renda”, avaliou um dos agentes da ATER, Luiz Augusto Oliveira.

O LUME, Método de Análise Econômico-Ecológica de Agroecossistemas, visa à produção coletiva de conhecimentos por meio do levantamento e processamento de informações e dados que possibilitam a análise econômico-ecológica de agroecossistemas. Este método busca trazer à luz as relações econômicas, ecológicas e políticas que caracterizam os modos de produção e de vida da agricultura familiar, muitas vezes negligenciadas pela teoria econômica convencional.

Ao dialogar com teorias críticas da Economia Ecológica, da Economia Política e da Economia Feminista, o LUME busca revelar dimensões da vida social e do trabalho que costumam ser ocultadas pela teoria econômica hegemônica. O objetivo principal é analisar como os fluxos econômico-ecológicos se estruturam e se integram na realidade dos territórios em que estão inseridos.

“Por meio do LUME é possível enxergar o trabalho doméstico e valorização de cada ente familiar”.  Destacou o engenheiro agrônomo e coordenador do Projeto Semear, Ernesto Gomes

Essa ação faz parte do plano de atividades do Projeto Semear/ ATER Biomas executado com recursos da SDR/BAHIATER, é uma iniciativa da Fundação APAEB que demonstra um compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável e a valorização da agricultura familiar, buscando promover uma compreensão mais ampla e integrada dos sistemas agroecológicos.