Fundação APAEB dinamiza a Casa da Cultura com o Projeto Varanda de Folia

Com objetivo promover a dinamização de atividades socioculturais, oferecendo atividades formativas e de construção do conhecimento nas áreas de música, literatura, rádio, vídeo e cinema para estudantes de escolas públicas, a Fundação APAEB e a Casa da Cultura estão executando o Projeto Varanda de Folia.

Após um período de mobilização, divulgação e inscrição de alunos para a formação de turmas, o projeto encontra-se na prática de oficinas, dentre as quais são desenvolvidas oficinas de percussão, vídeo, rádio, contação de histórias e produção de fantoches que acontecem na Casa da Cultura com estudantes de escolas públicas de Valente, Bahia. A equipe técnica do Varanda constituída por estudantes graduandos em Comunicação Social e Letras do Campus XIV da UNEB, e por um profissional da área de música.

Oficina de Rádio - Gravação de Entrevista
Oficina de Rádio – Gravação de Entrevista

Como produtos dos trabalhos, o Projeto traz como proposta a criação de um Projeto Piloto de Rádio, um canal no Youtube para publicação dos vídeos e um Festival de Cultura, onde serão apresentados os diversos resultados conquistados no decorrer das oficinas. Também é uma iniciativa do Projeto a retomada do Cinema da Casa da Cultura, onde quinzenalmente são exibidos filmes de cunho educativo para a comunidade.

Para o músico-oficineiro Inalbi Barboza, o projeto é de fundamental importância para a valorização da cultura local. “As oficinas de percussão são um desafio por se tratar de instrumentos pouco conhecidos pela nova geração, que é bastante influenciada pela grande mídia, porém é perceptível uma curiosidade em relação aos instrumentos, o que faz eles se aproximarem das tradições culturais da nossa região”, relatou Inalbi.

O participante de uma das turmas das oficinas de vídeo, Kauã Lima, de 11 anos, afirma estar muito satisfeito. “Escolhi a oficina de audiovisual pois quero aprender a filmar minha família, editar vídeos e quem sabe no futuro ser um cinegrafista. Que venham as próximas aulas. Quero aprender sempre mais”.Vídeo2

O Projeto Varanda de Folia é uma realização da Fundação APAEB e Casa da Cultura, com o apoio financeiro da Secretaria de Cultura, Diretoria de Espaços Culturais e Governo do Estado da Bahia, em parceria com a Prefeitura Municipal de Valente, Associação APAEB e UNEB.

Por: Alana Dantas e Miriam Araújo – ASCOM/FundaçãoAPAEB