Caminhada marca a Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Valente

Neste 18 de maio e durante toda a semana estarão acontecendo mobilizações por todo o país referenciando o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data de 18 de maio foi escolhida pois faz referência a um crime ocorrido na década de 70, onde uma menina de 08 anos foi violentada e assassinada, e os agressores saíram impunes.

Em Valente o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) promoveram no último sábado (16) uma Caminhada em Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Percorrendo as ruas da cidade, centenas de estudantes, professores, representantes de organizações sociais e do poder público levavam cartazes e faixas alusivas à Campanha. A Fundação APAEB, como entidade membro do CMDCA, esteve presente na caminhada.

Projetos da Fundação APAEB que beneficiam crianças e adolescentes

As organizações que tiveram projetos contemplados pelos recursos do Fundo Municipal da Infância e Adolescência, também levaram para as ruas banners e faixas, demostrando a mobilização da sociedade civil organizada para garantir os direitos de meninos e meninas da comunidade valentense.

Para a educadora social e representante da Fundação APAEB no CMDCA de Valente, Daijani Garcez, ações como esta são muito importantes, pois mostram para a sociedade que há pessoas e organizações atentas às crianças e adolescentes e que todos tem o papel de contribuir no combate ao abuso e exploração sexual. “Ir para rua acaba sendo um chamado para que a população fique alerta e também para que se tenha uma maior participação junto ao CMDCA e ao Conselho Tutelar no desenvolvimento de ações preventiva”, ressalta a educadora.

Por: Alana Dantas e Miriam Araújo/ ASCOM – Fundação APAEB