Fundação APAEB participa da Audiência Pública sobre Plano Municipal de Educação

Aconteceu na última semana, no dia 09 de junho, a Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Educação para execução de 2015 – 2025, realizado pela Prefeitura Municipal de Valente através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. A Fundação APAEB, como organização membro do Conselho de Educação esteve presente na atividade contribuindo com a análise e elaboração das propostas.

O Plano Municipal de Educação é um planejamento para a educação do município que é elaborado e realizado com participação do governo e da sociedade civil. Constam no documento metas, objetivos e ações propostas que vão de curto, médio a longo prazo, e que devem ser realizadas num período de dez anos.

Logo após a leitura do regimento e apresentação do plano, foram divididos grupos de trabalhos por temáticas específicas, como educação infantil e ensino médio, para serem discutidos e em seguida os pontos levantados e apresentados.

Os resultados obtidos na audiência foram encaminhados a Câmara Municipal de Vereadores para votação do projeto de lei, prevista para acontecer esta semana.

Para a representante da Fundação APAEB no Conselho de Educação de Valente, Maria Rita Alves, a participação e contribuição da população para formular o Plano é de enorme relevância. “Nesta Audiência são pensados os caminhos da educação municipal para os próximos 10 anos e esta deve ser uma responsabilidade de todos. É a oportunidade de pensar estratégias para qualificar a educação e assim se aproximar cada vez mais da educação que desejamos”, externou Maria Rita.

Durante o evento, os alunos das oficinas de vídeo do Projeto Varanda de Folia de iniciativa da Fundação APAEB junto a SECULT realizaram a cobertura do evento.

Entrevista realizada por alunos do Varanda de Folia durante a Audiência

O evento contou com a participação do prefeito de Valente, Ismael Ferreira, da secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Carlília de Cássia e demais secretarias, representantes do legislativo municipal, bem como os membros dos Conselhos Municipais, professores, alunos e representantes da sociedade civil.

Por: Alana Dantas e Miriam Araújo – ASCOM/Fundação APAEB