Empreendimento da comunidade de Alagadiço apresenta Plano de Negócios

Mais um grupo acompanhado pela Fundação APAEB passou pela Escalada Empreendedora conseguindo elaborar e apresentar seu Plano de Negócio para uma banca avaliadora. Após seis meses de trabalho e pesquisa, o grupo Delícias do Campo, da comunidade de Alagadiço em Valente, Bahia, chegou a uma das etapas mais importantes da metodologia. A apresentação ocorreu no dia 15 de junho, na sede da Associação Comunitária de Alagadiço.

A partir do acompanhamento realizado pelo educador social da Fundação APAEB, Jânio Lopes, o grupo realizou o estudo de mercado, clientes, concorrentes, formação de preços, marketing e fluxo de caixa do grupo, permitindo a formatação do Plano de Negócios do empreendimento. Todo o estudo foi apresentado para uma banca avaliadora, que avaliou o documento e a exposição, gerando uma nota positiva para o empreendimento Delícias do Campo.

A banca avaliadora estava formada pelos educadores sociais da Fundação APAEB, Elione Alves, Kalline Cunha, pela assessora de comunicação, Ana Naara e pelo diretor secretário da Fundação APAEB, Gerlândio Lima.

Entre os elogios dos membros da banca, o diretor secretário da Fundação, Gerlândio Lima parabenizou o esforço do grupo e refletiu sobre a importância de persistir. “A dificuldade que a gente encontra é normal em qualquer atividade, mas o importante é sempre avaliar e persistir. Garantir uma produção de qualidade e também pensar numa venda de qualidade”, expôs Gerlândio.

“A Fundação fez um trabalho importantíssimo junto ao grupo por meio dos educadores. Nesse tempo, aprendemos muito e desenvolvemos o plano que foi muito enriquecedor e nos ajudou bastante a perceber nossos avanços e nos direcionar”, manifestou a jovem empreendedora do Delícias do Campo, Iara Oliveira.

Após o resultado positivo da banca, o grupo Delícias do Campo foi contemplado com entrega, a título de empréstimo, de uma chapa para produção de beiju. Com inclusão já prevista no Plano de Negócios, o beiju fará parte do novo mix de produtos do empreendimento.

Entrega do forno para produção de beiju

O grupo – Delícias do Campo – é formado por cinco empreendedoras, agricultoras familiares da comunidade de Alagadiço, que produzem pães, biscoito, bolos e sequilhos de forma coletiva reproduzindo os princípios da Economia Solidária.