Dia do Agricultor é celebrado durante dois dias em Valente

Nos dias 24 e 25 de julho foram realizadas diversas atividades em celebração ao Dia do Agricultor. Na programação foi realizada uma Feira de Produtos da Agricultura Familiar, oficinas, apresentações culturais e sorteios. O evento trouxe como tema “Agricultura Familiar: Base Estruturadora do desenvolvimento Rural” e foi realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Valente – SINTRAF em parceria com diversas organizações, entre as quais está a Fundação APAEB.

A abertura da Feira ocorreu na sexta-feira (24), onde foram expostos e comercializados produtos cultivados nas comunidades rurais por agricultores e agricultoras valentenses, comidas típicas feitas com produtos oriundos da agricultura familiare e artesanato. A Feira foi realizada na rua Duque de Caxias e todos os produtos foram expostos em barracas trazidas pelo governador Rui Costa em visita a Valente, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR.

Barracas na rua Duque de Caxias

De acordo com a presidenta do SINTRAF Juvanda Gomes, nada mais justo do que comemorar o dia do agricultor fazendo com que o mesmo possa mostrar e comercializar seus produtos “esse é um momento muito especial principalmente para nós do sindicato que acompanhamos de perto o trabalho de cada agricultor. Mais uma vez queremos parabenizar a todos pelo empenho e dedicação em cultivar com tanto carinho alimentos que enchem a nossa mesa de alegria”.

Alimentos produzidos por agricultores valentenses

Agricultores, estudantes e visitantes tiveram a oportunidade de participar na parte da tarde da sexta-feira (24) de oficinas que trouxeram como temas: Economia Solidária para a Agricultura Familiar, coordenada pela educadora social da Fundação APAEB, Elione Alves e Tecnologias Alternativas Apropriadas para Agricultura Familiar, ministrada pelo agrônomo da FATRES, Deraldo Dias dos Reis.

No sábado (25), dia oficial das comemorações pelo Dia do Agricultor, além da continuidade da comercialização dos produtos, foram realizadas apresentações culturais na Casa da Cultura em Valente e um bate-papo com Secretario Estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, com a presença de autoridades locais e representantes de organizações que desenvolvem trabalhos ligados à agricultura, entre os quais esteve Macerval Araújo, diretor geral da Fundação APAEB. Também foram realizados sorteios de brindes entre os agricultores.

Fotos: SINTRAF Valente