Ipirá – Padronização e qualidade são temas de oficina na comunidade de Jurema

Estimular a produção criativa e os critérios de diferenciação e padronização dos produtos, foi com este objetivo que a Fundação APAEB realizou no dia 25 de agosto a Oficina sobre Produção, Qualidade e Padronização junto ao grupo A Vitória É Nossa, da comunidade de Jurema, situado a 27 km de Ipirá-BA.

A atividade foi coordenada pelos educadores sociais da Fundação, Jânio Lopes e Elione Alves e foi realizada em duas etapas. Na parte da manhã foram abordados conceitos necessários para facilitar a compreensão sobre a necessidade de padronizar e qualificar a produção. À tarde, trabalhou-se com a prática de aperfeiçoar e desenvolver produtos mais aceitáveis pelo mercado e compatíveis com as normas de padronização.

Atividade prática - produção de esteiras de palha
Atividade prática – produção de esteiras de palha

“Estar atento à qualidade e a padronização do produto é importante tanto para conquistar novos clientes como para manter os antigos. Ao respeitar estes quesitos fica mais fácil se manter no mercado e garantir a sustentabilidade do empreendimento”, salientou a educadora social, Elione Alves.

“O aprendizado que conseguimos hoje é muito valioso. Percebemos que cuidar ao máximo da nossa produção é uma forma da gente garantir nosso faturamento lá na frente”, expôs uma das empreendedoras do grupo A Vitória É Nossa ao avaliar a atividade.

Além das empreendedoras e dos educadores sociais, também participaram da oficina dois estudantes da Escola Família Agrícola do Sertão, localizada em Monte Santo e a técnica agrícola da Fundação APAEB, Romária Santos.