Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural inicia nesta quarta-feira

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) realiza de quarta (6) a sexta-feira (8), a 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (CEATER), no Fiesta Convention Center, em Salvador. O evento vai reunir mais de 300 participantes, dos 27 Territórios de Identidade do Estado. A abertura acontece na quarta-feira (6), às 18h, com a participação do secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues.

Com o lema “ATER, agroecologia e alimentos saudáveis”, a Conferência tem o objetivo de estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da ATER pública e de qualidade aos agricultores familiares da Bahia, por meio do diálogo e da interação entre sociedade civil, governos e representações de agricultores familiares.
Promovida pela SDR, sob a coordenação do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS) e da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER), 2ª CEATER teve início com a realização de 238 conferências municipais que antecederam as 27 conferências territoriais. Os eventos envolveram mais de 10 mil participantes.

Na conferência estadual participam os representantes eleitos nas conferências territoriais. Entre os delegados representando a sociedade civil do território do Sisal, estará o educador social da Fundação APAEB, Aldo Araújo. O evento será um espaço de avaliação da nova estratégia de ATER executada na Bahia, com a criação BAHIATER. Na 2ª CEATER também serão sistematizadas as propostas do estado que serão levadas para Conferência Nacional, que acontece no mês de maio, em Brasília.

Público – Participam agricultores familiares, jovens rurais, povos e comunidades tradicionais, profissionais de ATER, organizações sociais prestadoras de serviços de ATER, prefeituras municipais, consórcios públicos territoriais, sindicato de trabalhadores rurais e movimentos sociais.

Com informações: www.sdr.ba.gov.br